1) Em razão dos problemas ambientais gerados pelos combustíveis fósseis, além de serem finitos, aumenta-se a discussão pela utilização de fontes energéticas menos poluentes. O biocombustível é uma alternativa, porém, sua utilização não está isenta de problemas. Assinale a alternativa incorreta sobre a produção e utilização destas fontes de energia: *
a) Oscilação do preço do barril do petróleo é um fator importante para se investir mais nestes tipos de fontes de energia.
b) Sua produção pode contribuir para a expansão da monocultura.
c) Uso de agrotóxicos nas lavouras de cana-de-açúcar, milho, entre outros é um problema mínimo em comparação aos benefícios trazidos pelos biocombustíveis.
d) Mesmo sendo uma fonte de energia renovável, seu uso deve ser racional e de forma inteligente.
2) As diversas atividades humanas nos trazem benefícios e confortos, no entanto, não podemos negar que também nos trazem algumas consequências, como por exemplo, gases diversos lançados na atmosfera que são inalados e podem provocar alguns problemas em nossos organismos. Abaixo temos alguns exemplos de substâncias orgânicas que são lançadas à atmosfera, analise-as e assinale a alternativa que indique as funções químicas de cada uma: *
a) Álcool, ácidos carboxílicos e enol.
b) Álcool, ácidos carboxílicos e aldeídos.
c) Álcool, aldeídos e cetonas.
d) Álcool, ácidos carboxílicos e éter.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra b)álcool, ácidos carvoxilicos e aldeidos
1. A alternativa INCORRETA em relação ao uso de biocombustíveis é c) Uso de agrotóxicos nas lavouras de cana-de-açúcar, milho, entre outros é um problema mínimo em comparação aos benefícios trazidos pelos biocombustíveis.
O uso de agrótoxicos deve ser monitorado cuidadosamente, pois, quando desenfreado, pode causar diversas doenças ao ser humano, desde intoxicações alimentares a câncer no longo prazo.
2. A alternativa que correlaciona as funções orgânicas corretamente é b) Álcool, ácidos carboxílicos e aldeídos.
O álcool é indicado em I pela hidroxila (OH-) na extremidade; o ácido carboxílico em II é identificado pelo carbono realizando uma dupla ligação com o oxigênio e uma simples com um grupo hidroxila, estando ambos na extremidade da molécula; o aldeído em III é identificado pela dupla ligação com o oxigênio e uma ligação simples com o hidrogênio na extremidade da molécula.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/35610271