1-Em que sentido o trabalho do cientista pode ser comparado ao do detetive?
2- Por que as experiências são importantes para a ciência?
3- Quais são as etapas básicas de um métodoo científico?
4- Diferencie fato de especulação.
5- Defina hipótese e teoria.
6- A ciência é sempre confiável?Explique
7- Quais as características que devemos indentificar em um texto que diz "cientifico"?
Todos os textos da internet são confiáveis?Como analisá-los?
Soluções para a tarefa
O trabalho do cientista pode ser comparado ao do detetive pois ambos analisam as evidências a fim de descobrir se uma hipótese é ou não verdadeira.
As experiências são importantes para ciência pois através delas podemos sair só da suposição de algo para o entendimento deste assunto, eliminando assim possíveis erros e descobrindo novos conhecimentos.
São as etapas básicas do método científico: Observação, perguntas, hipóteses, experimento, análise dos resultados e conclusão.
A Hipótese Científica é a especulação a respeito de determinado tema, é algo que ainda não foi testado, já a Teoria é uma conclusão ou lei baseada em hipóteses que já foram várias vezes testadas.
A ciência, quando é aplicado o método científico, é a maneira mais confiável de se adquirir informações e conhecimento, já que é capaz de ter evidências de que determinado evento ocorre ou não. Isso não quer dizer que a ciência é imutável, muito pelo contrário, através do próprio método científico quebramos teorias antigas e fazemos novas descobertas que podem inclusive mudar teorias do passado.
No texto científico devem haver fontes confiáveis, experiências realizadas da maneira correta que comprovem ou não a tese proposta e imparcialidade.
Embora na maior parte dos casos a internet não é formada por textos confiáveis existem bons conteúdos que podem ser aproveitados, podemos verificar se são ou não confiáveis observando as fontes utilizadas, os testes e argumentos apresentados e a imparcialidade.