1. Em que resultou a batalha do parnaso?
2. qual foi a primeira obra considerada de fato parnasiana, quem é seu autor e em que ano foi publicado?
3. Quais os principais poetas parnasianos?
Soluções para a tarefa
A Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura europeia, chegando ao Brasil. Esta escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo.
O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e das musas da poesia. Na França, os principais poetas parnasianos foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.Na década de 1870, quando oParnasianismo começou a ser difundido como nova estética literária noBrasil, o país atravessava uma série de crises políticas e sociais queassinalariam o colapso do governo imperial e do regime escravocrata,culminando na abolição da escravatura, em 1888, e na proclamação daRepública, em 1889. O desenvolvimento econômico, que até meados doséculo XIX se concentrara no Nordeste, a partir dos anos de 1870 passoua deslocar-se para o Centro-Sul, onde a cultura do café começava aexpandir-se. O único grande centro urbano do Brasil, aindaessencialmente agrícola, era o Rio de Janeiro, onde se concentrava avida política e cultural do país. Mas foram intelectuais de Recifeligados à Faculdade de Direito, entre eles Silvio Romero e TobiasBarreto, os primeiros a divulgar as novas idéias literárias,filosóficas e políticas que passariam a influenciar o pensamento dosescritores nacionais.
A elite brasileira recebia, principalmente atravésda França, as idéias republicanas, positivistas e evolucionistas queagitavam os meios intelectuais europeus, além das descobertas de novasciências como a física, a lingüística e a biologia. O grande veículo dedifusão das novas teorias, inclusive literárias, eram os inúmerosperiódicos surgidos com o desenvolvimento da imprensa nacional. Foi naspáginas do jornal Diário do Rio de Janeiro que, no final dadécada de 1870, travou-se a Batalha do Parnaso, polêmica entre osadeptos do Romantismo, de um lado, e os seguidores do Realismo e doParnasianismo, de outro, que serviu para tornar mais conhecidas asnovas tendências literárias.
Os jornais e revistas eram importantes veículos paraa divulgação de obras e movimentos literários e consolidação deautores. Muitos escritores da época, além de publicarem poemas efolhetins, atuaram como cronistas em periódicos, contribuindo inclusivepara a profissionalização do escritor brasileiro. Entre eles destaca-seMachado de Assis, um dos principais autores brasileiros do Realismo epoeta parnasiano que, como cronista da Gazeta de Notícias (RJ), exerceu forte influência crítica.
O sucessor de Machado na Gazeta de Notícias,Olavo Bilac, como bom parnasiano, permaneceu distante, no âmbito dapoesia, dos acontecimentos sociais e políticos de seu tempo - ainda quetenha escrito eventuais poemas satíricos, alguns deles dedicados aFloriano Peixoto; produziu também poemas infantis e é o autor do Hino àBandeira. Como cronista, desceu da "torre de marfim" e abordou algunsdos grandes temas de seu tempo, como a libertação dos escravos, em A Escravidão, e a reurbanização da capital nacional, em O Rio Convalesce.