1) Em que período existiu a escravidão no Brasil e qual era a atitude dos negros escravizados que conseguiam fugir?
2)Como se chamavam os locais fortificados para onde os escravos fugiam e como viviam nesses locais?
3)Em que Estado ficava o Quilombo dos Palmares? Quem era o lider desse quilombo ? Em 1570 qual era a população
desse quilombo?
4)De acordo com o texto, o que representaram os Quilombos? o que se rejeitava e se buscava com a formação dos
quilombos?
5)No Estado de São Paulo existem quantas comunidades quilombolas? Nessas terras vivem quantas famílias e como
vivem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)As fugas foram uma estratégia de resistência muito comum nas décadas de 1870 e 1880, por conta do fortalecimento do movimento abolicionista.
2)Os quilombos, na era colonial e imperial, foram espaços construídos pelos escravos negros africanos e afrodescendentes fugidos da escravização em busca de viver em liberdade.
3)Foi construído na região do atual estado de Alagoas e chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes. Foi um dos grandes símbolos da resistência dos escravos no Brasil e foi alvo de expedições organizadas por portugueses e holandeses. Foi destruído em 1694 e seu líder, Zumbi, foi morto no ano seguinte em uma emboscada.
4)A criação de quilombos representava a rejeição da forma de vida cruel proporcionada pelos senhores de engenho. Eram nesses locais que o povo afrodescendente buscava organizar estratégias de segurança e planos para libertar outros escravos.
5)Em Oriximiná, vivem cerca de 10.000 quilombolas em 37 comunidades rurais situadas nas margens dos Rios Trombetas, Erepecuru, Cuminã e Acapu. São descendentes dos escravos que, no século 19, fugiram dos senhores de Óbidos, Santarém, Alenquer e mesmo de Belém.