Português, perguntado por lobakemilly1, 1 ano atrás

1. Em que período da vida esses dois homens conviveram?
2. Que mudanças físicas os amigos perceberam um no outro?
3. Até certo momento do texto, falar sobre as mudanças físicas era amistoso. Em que ponto deixa de ser assim? Transcreva as frases que marcam essa passagem.
4. Transcreva o trecho do texto que corresponde ao clímax do conflito.
5. O texto mostra como a relação de amizade se transforma progressivamente em inimizade. Descreva como o texto desenvolve essa progressiva oposição.
6. O narrador, na introdução da crônica, apresenta ao leitor uma reflexão: “Aí, por uma destas coisas da vida — e como a vida tem coisas!”. O assunto da crônica justifica a reflexão do narrador? A vida realmente “tem coisas”? Justifique sua opinião com elementos retirados do texto.
a) Para as personagens, os fatos narrados na crônica, o desentendimento dos amigos, é uma fato tenso, desagradável ou leve e divertido? Explique.
b) Por que podemos dizer que se trata de um texto de humor?

7. As características que uma personagem repara na outra são predominantemente negativas. Cite algumas palavras ou frases que exemplifique essa afirmação.
Me Ajudem pvfr e pra amanhã quem puder eu agradeço muito muito

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
130

Parece que você se esqueceu de colocar o texto. Segue em anexo.

É a crônica "Amigos", de Luis Fernando Veríssimo.


1. Os dois homens conviveram nos períodos da infância e da adolescência.


2. Um estava careca e o outro, grisalho. Mas ambos apresentavam uma volumosa barriga. Além disso, um usava óculos e outro tinha rugas.


3. Falar sobre as mudanças físicas deixa de ser amistoso quando um dos amigos insiste em reparar na careca do outro, e isso começa a irritá-lo. A a partir daí começam a surgir as ofensas.

"—Não tenho complexo. Mas não precisa ficar falando só na careca, só na careca. Eu estou falando nessa barriga indecente? Nessas rugas?"


4. O clímax do texto ocorre quando os amigos começam a se xingar de modo insistente.

—Não tenho complexo. Mas não precisa ficar falando só na careca, só na careca. Eu estou falando nessa barriga indecente? Nessas rugas?

—Que rugas?

—Ora, que rugas.

—Não. Que rugas?


5. A inimizade é desenvolvida a partir da insistência de um dos amigos em reparar como o outro está careca, e isso acaba o deixando bastante irritado. A partir daí um começa a ofender o outro.


6. Sim, pois quem diria que amigos de infância, que conviveram por 25 anos, iriam se reencontrar por acaso e acabar como inimigos tão rapidamente e por um motivo tão bobo.

a) Os fatos são tensos e desagradáveis, pois caso contrário eles não teriam brigados.

b) Porque é engraçado dois velhos amigos brigarem por serem realmente como são: velhos, carecas e barrigudos.


7. As palavras que demonstram características negativas são: "careca", "grisalho", "barriga indecente", "rugas", "velho", "ruína" e "múmia".

Anexos:
Perguntas interessantes