(1) Em que consistiu a dúvida cartesiana quais as suas características e qual o seu objetivo?
(2) Que regra (passos do método) propõe descartes para dirigir o espírito na busca da verdade?
(3) O que significa o dualismo cartesiano? Explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
(1) No que consiste: criado por René Descartes, consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada. Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado.
Características: questionamento de tudo o que se acreditava ser conhecido, falta de espaço para erros, busca pela verdade, questionamentos constantes, testes, busca imbatível das possíveis dúvidas para esclarecê-las.
Objetivo: facilitar os processos de diagnóstico e análise em uma investigação; Ajudar o pesquisador a não gastar esforços desnecessários de pensamento e para o desenvolvimento de habilidades de compreensão rápidas e úteis para coletar informações concisas que são mais funcionais que os longos processos de estudo, assim como permitir chegar a um conhecimento real e verdadeiro para testes de dúvidas e também do tempo.
(2) Regras: Para alcançar o conhecimento mais real que o ser humano pode conhecer, certas regras devem ser adotadas para não se gastar esforços em estratégias improdutivas, entre as quais:
Regra de evidência: Aceita-se como real tudo o que é visível e tangível que não possa apresentar qualquer dúvida sobre sua existência ou verificação. Para esta regra, o sentido da visão suportado pela instrumentação fotográfica é usado, se necessário.
Regra de análise : Permite dividir as possíveis evidências úteis para nivelá-las por importância ou por sua complexidade para resolvê-las sem o acúmulo de informações. Histogramas que são gráficos de dados ordenados são usados para esse método.
Regra de enumeração ou ordenação: no caso de investigações quantitativas, o método cartesiano recomenda aproveitar ao máximo as enumerações para não deixar nenhum modo de erro nos cálculos. É por isso que a matemática como ciência exata é a favorita de René Descartes, precursor do método cartesiano.
(3) Significado: O Dualismo Cartesiano é um importante conceito da filosofia de René Descartes (1596 –1650). Consiste numa dicotomia entre corpo (do latim, res extensa – “coisa extensa”) e consciência (do latim, res cogitans – “coisa pensante”), pois o corpo, que é material, está submetido a certos fatores, tal como as leis físicas, o mundo externo e determinadas condições fisiológicas, enquanto a mente, por sua vez, sendo imaterial, não possui medida, forma, extensão, peso ou qualquer outro traço que seja característico do corpo, a alma encontra-se livre de tais fatores.
Explicação:
Assim sendo, mente e corpo são compreendidos como substâncias de natureza, realidade e funcionalidade diferentes e que encontram-se separadas, embora interajam entre si.