História, perguntado por veradavilla, 10 meses atrás

1) Em que consistia a medida a queos patricios e aquestes recorreram para manter sob controle a imensa massa plebeia urbana miserável oriunda do campo a qual foi o nome pelo qual esta medida se tornou conhecida ?

2) O que causava o problema das tensões sociais urbanas que marcou o quadro da crise da república romana no século I a.C?

3) Quais são os dois fatos principais que explicam o sucesso dos Antoninos como melhores governantes do mundo romano?

4)Qual era o objetivo dos "Bárbaros" ao começarem a migrar para o Império Romano na 2ª metade do século II ?

5) Quando ocorreu a grande difusão do cristianismo por todo o império e qual foi a alteração mais significativa que tal difusão troxe para a civilização romana ?

6) Qual era a origem dos novos trabalhadores que chegavam ás vilas romanas no século III ? Que tipo de trabalhador antigo substituiram progressivamente , como passaram a ser chamados e quais eram as principais obrigações que deviam aos proprietarios das vilas romanas?

7) Cite os principais reinos bábaros que se instalaram nos territórios do império Romano do Ocidente, apontando a região ocupada por cada um deles.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

1)O fato de a sociedade romana estar em constante guerra com seus vizinhos levou os patrícios a convocarem os plebeus para serem soldados de seus exércitos. Além disso, os impostos cobrados dos plebeus aumentavam, garantindo a riqueza dos patrícios. Por outro lado, aumentava o endividamento de muitos plebeus, o que acarretava a mudança de situação social, passando a serem escravos de seus credores. Conscientes de sua importância militar e buscando superar a exclusão política e a exploração econômica, os plebeus resolveram se rebelar.

Em 494 a.C., os plebeus retiraram-se para um dos sete de Roma, o monte Aventino, recusando-se a defender a cidade enquanto não fossem cedidos direitos políticos a eles. Sabendo que não poderiam se defender sem a participação dos plebeus, os patrícios resolveram ceder à pressão e criaram o Concilium Plebis, o Tribunato da Plebe.

2)Durante a República, a conquista de novas terras foi um fator determinante para que a feição social de Roma passasse por inúmeras transformações. Logo de início, a economia de caráter agropastoril disputou espaço com um articulado comércio entre várias regiões próximas do Mediterrâneo. A ampliação da oferta de escravos estabeleceu um aumento da oferta de alimentos. Paralelamente, generais e magistrados se beneficiavam com a administração e a tributação das novas províncias.

3)Vistamos a exposição Roma: a vida e os imperadores, em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Dividida em quatro núcleos, a mostra reúne 370 peças, vídeos explicativos e textos sobre os romanos. O período englobado na exposição vai do final da República aos primeiros séculos do Império (1 a.C. a 3 d.C.). Nesta galeria, apresentamos os principais imperadores de Roma, responsáveis pela expansão territorial que transformou a civilização romana no maior império que o mundo já viu.

4)MONARQUIA

A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.

Esse período foi marcado pela invasão de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.

REPÚBLICA

No início da República, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos.

A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios, essa luta durou cerca de 200 anos. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica e logo em seguida partiram para o Mediterrâneo.

Lutaram mais de 100 anos contra Cartago nas chamadas Guerras Púnicas e em seguida, ocuparam a Península Ibérica (conquista que levou mais de 200 anos), Gália e o Mediterrâneo Oriental.

Os territórios ocupados foram transformados em províncias. Essas províncias pagavam impostos ao governo de Roma (em sinal de submissão).

NÃO SEI O RESTO FOI MAL

Serio mesmo;0


veradavilla: Nossa, valeu mesmo me ajudou muitooooo
Perguntas interessantes