1- Em que ano e onde Tarsila do Amaral inicia se nas artes?
2- Em que ano seu contato com as artes se estreita? Explique como foi sua trajetória nas artes.
3- Onde Tarsila do Amaral conhece Anita Malfatti ?
4- Relate a trajetória de Tarsila ao partir para Paris em 1920.
5- Relate sua trajetória ao voltar ao Brasil em 1922.
6- Relate sua trajetória ao voltar a Paris em 1923.
7- Qual é a cidade brasileira que Tarsila viaja para conhecer assim que volta ao Brasil ,e qual é sua intenção?
8- Descreva os seus trabalhos a partir de 1933.
9- Como é chamado a obra que Tarsila presenteia seu marido Oswald de Andrade,
e qual é o seu significado?
10- Em que ano e em que local é feita a primeira retrospectivas de seus trabalhos e qual foi o resultado dessa exposição?
Quem poder me ajudar irei agradecer muito, preciso pra hoje até às 23:59
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- As obras de Tarsila do Amaral produzidas entre os anos de 1924 a 1933. Já entre os anos de 1904 e 1923, as obras da artista revelam seu processo de formação até a descoberta da arte moderna. Iniciou-se com Pedro Alexandrino Borges. Mais tarde, estudou com o alemão George Fischer Elpons.
2- Tarsila do Amaral nasceu numa fazenda em Capivari, no interior de São Paulo, e sempre manteve relação estreita com o mundo rural.
3- Numa confeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esses novos amigos passaram a frequentar seu atelier, formando o Grupo dos Cinco.
4- Em 1920, Tarsila do Amaral viaja a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava nus e modelos vivos intensamente. Também estudou na Academia de Émile Renard.
5- Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922.
6- Em 1923 volta a Paris e retoma as aulas, mas se distancia da educação convencional, acadêmica, para estudar as técnicas modernas. Entra em contato com grandes nomes do modernismo parisiense e essa convivência a influencia profundamente.
7- Ao retornar para o Brasil, seu interesse voltou-se para as coisas daqui. Foi conhecer o Carnaval carioca e as cidades históricas de Minas Gerais, retratados no que originaria a pintura da fase pau-brasil, em 1924.
8- Em 1933, fez uma conferência sobre os cartazes soviéticos no Clube dos Artistas Modernos. Nessa fase ela pintou Operários e Segunda Classe, marcos da chamada fase social, que não sobreviveu ao fim do romance com Osório César.
9- O Abaporu foi pintado por Tarsila do Amaral como um presente para o seu então marido, o escritor e poeta Oswald de Andrade. O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa “homem que come gente” (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
10- 1926 realizou sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. Em 1929, Tarsila do Amaral teve sua primeira exposição individual no Brasil. Em 1931, viajou para a União Soviética e fez uma exposição em Moscou. A exposição dá mais prestígio à artista, e as pinturas da fase neo pau-brasil são mostradas pela primeira vez