Filosofia, perguntado por crowley5, 8 meses atrás

1. Em qual periodo da História da Grécia Antiga surgiu a Filosofia? Caracterize este periodo, apontando os elementos que favoreceram o aparecimiento da Filosofia.

2 Como se constituia a Filosofia feita pelos pré-socráticos (Primeiros Filósofos)? Ela eliminou o mito

3. Qual era o elemento buscado pela Filosofia pre-socratica (Primeiros Filósofos)? Analise-o

4. Quem eram os sofistas? Quais são as suas principais contribuições?

5. Quem foi Sócrates? Caracterize seu método de fazer Filosofia​

Soluções para a tarefa

Respondido por Bunkai
5

Explicação:

Olá, Crowley!! :) Ficarei feliz em lhe responder, é um tema que estudo bastante:

1. Em qual período da História da Grécia Antiga surgiu a Filosofia? Caracterize este período, apontando os elementos que favoreceram o aparecimento da Filosofia.

A Filosofia surgiu na Grécia no período de surgimento das Polis, que são Cidades Estado, como Atenas, Esparta, Mileto e etc.

A partir da Segunda Diáspora Grega, se formaram várias tribos, que passaram a  compartilhar seus costumes e aprimorar sua agricultura, ocorrendo também a diminuição das Guerras, o que provocou o aumento populacional, e os Gregos passaram a se preocupar mais com questões e dúvidas Metafísicas e Substanciais, o que provocou por sua vez, a tentativa de explicar o mundo através da pura e simples observação e raciocínio lógico, deixando de lado a explicação mitológica, o famoso ''porque Deus quis''.

2 Como se constituía a Filosofia feita pelos pré-socráticos (Primeiros Filósofos)? Ela eliminou o mito?

A Filosofia Pré Socrática se baseava, pelo nome, nos primeiros e mais famosos pensadores que antecederam Sócrates.

Eles possuíam uma característica que os destacava: Tentavam explicar a Origem de Tudo, o Elemento Primordial, que era seu Arché.

Sim, eles eliminaram o pensamento mitológico.

3. Qual era o elemento buscado pela Filosofia pre-socratica (Primeiros Filósofos)? Analise-o.

O elemento buscado pelos Pré Socráticos era seu Arché, e dentre eles, irei citar brevemente os mais famosos, e seus respectivos Archés:

Tales de Mileto: A Origem vem da Água, pois ela é fluída, estando presente em qualquer lugar, em seus diversos formatos, além de abrigar e concentrar Vida.

Pitágoras: A Origem são os Números, pois deles, tudo se constitui. Tudo pode ser numerado, tudo pode ser quantizado em valores.

Anaximandro: A Origem vem de um elemento indefinido e infinito, tendo em vista que Antes do Finito, Existe o Infinito, e depois do Finito, também existe o Infinito.

Anaxímenes: A Origem é o Ar, pois ele está presente em todo o lugar, e necessitamos dele para sobreviver, dando uma ideia de elemento Essencial, um Combustível para a Alma.

Heráclito de Éfeso: Determina que o Fogo é a Origem de tudo, uma substancia mutável e em constante transformação

Imobilista: Parmênides e Zenão: Definia que a Origem e por sua vez, a realidade, eram Elementos Imutáveis.

Pluralistas: Definiam que a Origem vem de Vários Elementos.

Empédocles: Definia que a origem vem dos 4 elementos: Terra, Fogo, Água e Ar

Leucipo e Demócrito: Definiam que a origem via a ser por Átomos, Substâncias Indivisíveis.

4. Quem eram os sofistas? Quais são as suas principais contribuições?

Os Sofistas eram uma Escola Filosófica, que por muitos não são considerados filósofos.

Eles buscavam convencer por meio da oratória, sem se preocupar com a Verdade, além de terem o objetivo de passar de cidade em cidade buscando ensinar as pessoas a Discursar e Argumentar.

Eles se baseavam em dois pontos:

Aretê: Arte de focar na Excelência da Oratória.

Erística: Arte de focar no Convencimento.

Eles eram relativizadores da verdade, tentado propor o contrário da filosofia, ou seja, buscavam propor que existem uma pluralidade de Verdades, onde existem várias verdades dependendo de cada ponto de vista.

Sofistas famosos: Protágoras e Hipias.

5. Quem foi Sócrates? Caracterize seu método de fazer Filosofia​.

Sócrates foi um filósofo muito importante pelo seu método e seu legado.

Sócrates acreditava que antes de Filosofar, nós deveríamos nos transformar de Dentro pra fora, ou seja, Entender a nós para depois entender o mundo, pois nossa maneira de Pensar e Entender as coisas diz muito respeito a quem nós somos.

Sócrates buscava sair as ruas para debater com pessoas, fazendo séries de perguntas, como ''O que é justiça?'', para fazer a pessoa entender, por meio de suas respostas, que ela não conhece direito aquilo que ela acha que conhece, para depois ironizar sua resposta e assim lhe ensinar algo.

Ele se baseava em duas Etapas: A Ironia e a Maiêutica:

Sócrates fazia uma pergunta, que muitas vezes era respondida por uma frase Vaga e do Senso comum, e através desta resposta, ele a Ironizava, ou seja, a Ironia, e encima desta resposta, ele constituía outra pergunta, a Maiêutica, para retirar o conhecimento verdadeiro de dentro da pessoa.

Espero ter ajudado!! Tenha ótimos Estudos!!

Respondido por lhandregferreira
0

A filosofia surgiu na Grécia Antiga durante o século VII a.C. A região da Jônia era caracterizada pelos intenso comércio. Isso desenvolveu escrita, valores abstratos, como a moeda. Ao mesmo tempo, a intensa movimentação facilitou a concentração de pensadores que promoviam reflexões.

Os pré-socráticos

Era caracterizada pela cosmologia. O objetivos desses pensadores anteriores a Sócrates era entender a origem do universo observando a natureza. Nesse ponto, há um processo de eliminação do mitologia, pois ocorria a elaboração de explicações a partir de elementos racionais.

Por exemplo, Tales de Mileto supunha que a água era princípio de tudo. Anaximandro observou, empiricamente, a natureza e defendeu que o início de tudo era infinito e indeterminado. Anaxímes defendeu o ar como causa primeira.

Os Sofistas

Eram um grupo de sábios que detinham habilidades retóricas e discursiva. O foco não era o conteúdo e sim a forma do discurso.  

Sócrates

O filósofo propôs dois métodos filosóficos: Dialética e Maiêutica.

A Maiêutica é um método que se destaca pela argumentação que atingisse o verdadeiro conhecimento das coisas. Esse procedimento era oposto aos sofistas que não estavam interessados no verdadeiro.

Em relação à dialética, Sócrates propôs questionar as tradicionais crenças de quem está dialogando, e num momento seguinte assumir a ignorância afim de alcançar a verdade. Afastasse da mera opinião - doxa- e aproxima-se do conhecimento - episteme.

Saiba mais sobre Filosofia Grega: https://brainly.com.br/tarefa/9163726

#SPJ2

Perguntas interessantes