Filosofia, perguntado por c6hr2iSaykarebentos, 1 ano atrás

1) "...Em outras palavras: a essência das coisas não está necessariamente no que vemos (que podem ser apenas sombras da realidade). Seremos verdadeiramente livres quando conseguirmos ver além daquilo que pode ser captado pelos nossos sentidos (o que vemos, tocamos, ouvimos, etc.). Somente atingiremos o grau máximo das nossas vidas quando formos além das conclusões dadas pelos sentidos e usarmos o que temos de mais poderoso para entender a realidade: nossa capacidade racional." Esta afirmativa partiu de um filósofo da antiguidade, conhecido como: Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Aristóteles b) Sócrates c) Platão d) Santo Agostinho 2) "...toda virtude é boa quando é controlada no seu excesso e na sua falta. Em outras palavras, seremos realmente felizes quando exercemos aquilo que temos de mais humano: a inteligência. E o que é a falta de equilíbrio?O vício! É a inteligência que nos torna verdadeiramente felizes, pois é ela que nos diferencia de todos os outros animais e nos livra dos vícios... ... Virtude é querer o bem, buscando tudo com equilíbrio." Essa afirmação advém de um grande filósofo, ele é: Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Santo Agostinho b) Platão c) Aristóteles d) Sócrates 3) "...Assim como prisioneiros presos na caverna, vivemos presos aos nossos pecados dentro deste mundo. Aqueles que conseguem enxergar só o fazem porque o "véu" que encobria seus olhos foi retirado. A salvação é individual, daí o germe do individualismo que brotou no ocidente..." Esse afirmativa remete a um filósofo que ateve-se em pensar a condição humana, conhecido como: Marque a alternativa correta: Alternativas: a) Sócrates b) Platão c) Santo Agostinho d) Aristóteles 4) Analise as sentenças abaixo, e marque Verdadeiro ou Falso nas alternativas: ( )Virtude é querer o bem, buscando tudo com conhecimento. ( )A virtude consiste em dominar as paixões e permitir que a razão governe onde antes parecia haver um descontrole das paixões. ( )Toda virtude é má quando é controlada pelo excesso e pela falta. ( )É a inteligência que nos torna verdadeiramente felizes, pois é ela que nos diferencia de todos os outros animais e nos livra dos vícios. Agora escolha a alternativa correta: Alternativas: a) F, V, F, V b) V, V, F, V c) F, F, V, F d) F, V, V, F 5) Um comportamento que é regulado pelo meio social, onde as regras e conceitos estabelecidos é que define o que é certo ou errado, onde a não observância do contexto social, caracteriza uma desobediência e onde o comportamento é regulado pelo meio social. Esse momento social é conhecido como: Assinale a resposta certa: Alternativas: a) heteronomia b) autonomia c) hegemonia d) sociologia Colaborar 1.0.2

Soluções para a tarefa

Respondido por chileno01
1
Segundo Platão, os órgãos sensitivos só passam sensações iguais ao corpo, o que realmente interpreta é a alma. Ainda segundo Platão, o mundo sensitivo, ou seja, o que nós vivemos, é só uma sombra do mundo ideal. Para tudo que vemos em nosso mundo existe um ideal perfeito, a galinha ideal, o porco ideal, a aula ideal, o professor ideal. Sendo assim, mesmo que as coisas no mudo sensível tenham falhas, elas tem alguma essência do seu ideal que permite que sejam reconhecidas.
Assim, a perfeição e completa realização seria quando pudéssemos alcançar a compreensão do ideal do mundo, ou seja, quando conseguíssemos vislumbrar a forma perfeita no plano das ideias.
 
Perguntas interessantes