1. Em Minas Gerais, na região Metropolitana de Belo Horizonte, fica a cidade de Lagoa Santa, que desde o século XIX entrou pra história pelos seus sítios arqueológicos. Lá foi encontrado vários sítios arqueológicos, locais onde foram encontrados objetos produzidos por seres humanos no passado. Lapa do Santo é um sítio arqueológico de Lagoa Santa. O que se encontra registrado por lá? *
1 ponto
a) A vida do agricultor há mais de 10 mil a.C. Por exemplo, técnica dos plantios elevados, onde esse primeiros agricultores do Brasil Paleolítico aprenderam a desenvolver até adubo orgânico, com material orgânico de plantas, carvão e restos de animais.
b) A presença humana no Brasil desde 12 000 anos a.C. Por exemplo, a cabeça da Luzia era um achado arqueológico, sendo considerada uma das comprovações mais antigas da presença humana no Brasil.
c) A presença de dinossauros que foram extintos há 10 mil a.C. Esses dinossauros viveram até 10 mil a.C., tiveram contato direto com os seres humanos do grupo da Luzia, que eram caçadores e coletores nômades da região de Lagoa Santa.
d)A presença de insetos gigantes da Megafauna, como Abelha Gigante, Mosca Gigante com mais de 3 metros de altura, capaz de voar a mais de 100 quilômetros de velocidade. Apesar de sua velocidade e agilidade, os seres humanos caçavam esses animais colocando-os em extinção.
2. Luzia “era” a cabeça de um fóssil de uma mulher de 13 mil anos, encontrada em 1970 no sítio arqueológico da Lapa Vermelha, região de Lagoa Santa em Minas Gerais. Graças a tecnologia a computação gráfica conseguiu reconstituir a face da Luzia, trazendo espanto e admiração aos estudiosos, porque ela tinha: *
1 ponto
a) Traços fisionômicos faciais de uma indígena asteca, o que reforça o contato cultural da região da América do Norte com o Brasil. Além de ensinar a construir pirâmides astecas na região de Minas Gerais, foram encontrados com a Luzia objetos que remetem a cultura asteca, como sementes de milho.
b) Traços fisionômicos faciais de uma japonesa. O que reforça a teoria de povoamento da América chamado Malaio Polinésia. Onde pequenas embarcações teriam vindo ao Brasil pela costa chilena, usando o Oceano Pacífico, além do Japão, teriam vindo pequenas embarcações da Austrália há 18 mil a.C.
c) Traços fisionômicos faciais de uma africana. O que reforça a teoria da arqueóloga Niéde Guidon, onde o Brasil teria sido povoado por grupos africanos vindo de pequenas embarcações num momento onde o Oceano Atlântico teria um nível do mar mais baixo, com a presença de várias ilhas entre a África e Brasil, possibilitando a vinda desses grupos há mais de 58 mil a.C.
d) Traços fisionômicos faciais de uma europeia, loira, alta, olhos azuis. O fato chamou a atenção dos especialistas que defendem a origem europeia do Brasil com o povoamento da teoria da Pangeia, quando havia um “grande continente” apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: ola tudo bem a resposta da primeira e a letra b letra b e a segunda e a letra c letra c
Explicação:
esta certo confia espero ter ajudado =]
valdineynoberto:
ob
Respondido por
3
Resposta:
A primeira e a letra b
A segunda e a letra c
Confia em min já fiz essa parte de uma prova que eu tive, e tirei 9/10
Espero ter ajudado ◑﹏◐
Perguntas interessantes