1)
Em meados de 1953 James D. Watson e Francis H. C. Crick propuseram o modelo estrutural da molécula de DNA, considerando suas propriedades físicas e químicas, além de explicar sua replicação. Ocorrendo em modo bidirecional a partir de cada origem de replicação, a duplicação do DNA se dá de modo semi-conservativo, pois cada uma das moléculas recém formadas conserva uma das cadeias da molécula que lhe deu origem e forma uma nova cadeia, a fidelidade de replicação é grande e ainda dispondo de mecanismos de reparo durante e imediatamente após a replicação, garante-se a minimização de possíveis erros. Esse modelo proposto por Watson e Crick para a molécula de DNA demonstra que a mesma é constituída por duas cadeias polinucleotídicas dispostas em hélice ao redor de um eixo imaginário, girando para a direita como uma hélice dupla. Além disso, o modelo prediz que as duas cadeias polinucleotídicas são antiparalelas, ou seja, elas tem polaridades opostas.
Nos eucariotos a replicação ocorre na fase S da interfase, e esse processo pode ser reproduzido laboratorialmente in vitro. Sobre o mecanismo de replicação, verifique as afirmações que seguem e assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Após a formação das fitas contínua e descontínua, a DNA Polimerase I retira os primers de RNA e sintetiza DNA em substituição. As Polimerases I e III revisam e corrigem possíveis falhas da replicação.
b)
A velocidade de replicação é contínua e inalterada, sendo regulada pela DNA Polimerase, consistindo de 700 pares de base por segundo.
c)
Uma das fitas formadas contém somente um primer e é chamada de fita descontínua ou fita lagging, já a outra necessita de vários primers e é chamada de fita contínua ou leading.
d)
A partir do primer ou iniciador a enzima Primase inicia a inserção de nucleotídeos complementares na fita de DNA e as proteínas SSBP são removidas.
e)
As enzimas do complexo DNA Polimerase sempre fazem a síntese da nova fita no sentido 3¿-5¿, sendo esta a fita paralela
Soluções para a tarefa
Olá caro estudante,
a seguir a análise da questão.
a) Após a formação das fitas contínua e descontínua, a DNA Polimerase I retira os primers de RNA e sintetiza DNA em substituição. As Polimerases I e III revisam e corrigem possíveis falhas da replicação.
Resposta correta. A DNA Polimerase I retira os primers de RNA e sintetiza o DNA em seu lugar e as DNA Polimerases I e III têm a função de revisar e corrigir falhas na replicação.
b) A velocidade de replicação é contínua e inalterada, sendo regulada pela DNA Polimerase, consistindo de 700 pares de base por segundo.
Resposta errada. A velocidade da replicação não é contínua em função de uma fita ser replicada continuamente e a outra de forma descontínua.
c) Uma das fitas formadas contém somente um primer e é chamada de fita descontínua ou fita lagging, já a outra necessita de vários primers e é chamada de fita contínua ou leading.
Resposta errada. De fato a replicação de uma fita DNA será contínua (fita líder) enquanto a da outra fita será descontínua (fita lagging) mas enquanto a fita descontínua irá necessitar de primers a fita contínua não necessitará de nenhum primer.
d) A partir do primer ou iniciador a enzima Primase inicia a inserção de nucleotídeos complementares na fita de DNA e as proteínas SSBP são removidas.
Resposta errada. A enzima Primase é quem insere os primers e a DNA Polimerase é quem inicia a inserção de nucleotídeos complementares a partir do primer ou iniciador.
e) As enzimas do complexo DNA Polimerase sempre fazem a síntese da nova fita no sentido 3’-5’, sendo esta a fita paralela.
Resposta errada. O complexo da DNA Polimerase realiza a síntese da nova fita no sentido de DNA no sentido 5’-3’.
Um abraço!
Resposta:
???????????????????????????????