História, perguntado por dixxlelet, 6 meses atrás



1-Em linhas gerais, o que foi a Inconfidência Mineira?


2-Quais eram os problemas que o Brasil estava enfrentado no final do século XVIII?


3-Qual foi a principal causa para o descontentamento dos donos de minas na região das Minas Gerais nesta época?


4-quem eram os integrantes da Conjuração Mineira?


5-O que significa a expressão que se encontra atualmente na bandeira do estado de Minas Gerais, inspirada na Conjuração Mineira ?


Soluções para a tarefa

Respondido por brunamonteiroooo
2

Resposta:

1- A Inconfidência Mineira foi uma conspiração política organizada por liberais, militares e elitistas de Minas Gerais no final da década de 1780 (brasil colônia).

2-  O aumento da cobrança de impostos nas capitanias do Brasil deixou a relação entre colonos e a Coroa instável. Por conta disso, a população brasileira decidiu se rebelar contra as ações da metrópole, que visava tirar grande parte dos lucros das minas de ouro.  Além disso, queriam se tornar independentes de Portugal, sendo então uma revolta separatista.  Como as minas de ouro geram renda suficiente para o sustento da capitania, a população tinha noção de que as condições econômicas eram suficientes para manter Minas sem a administração portuguesa.

3- A partir de 1760, a produção começou a cair anualmente, e mesmo com a diminuição da extração do ouro, o valor das cobranças devidas à coroa continuava o mesmo.  Quando o ouro que era entregue não alcançava cerca de 1500 kg (100 arrobas) anuais, era praticada e decretada a “derrama”, que era basicamente cobrar (armados, ou seja a força) da população, a quantidade que faltava.  Como tudo era comprado a prazo, e com ouro, os funcionários que detinham o monopólio do metal, começaram a se endividar por conta do aumento do custo de vida da região, e isso resultou em uma crise.

4- O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.

5- A expressão "Libertas quae sera tamen" significa em latim "Liberdade antes que tardia".

Perguntas interessantes