1. Em janeiro de 1905, na Rússia, vários operários e suas famílias caminharam, todos desarmados, pelas ruas da capital para entregar um abaixo-assinado ao czar. O documento continha reivindicações de melhores condições de vida e também melhores condições de trabalho. Considerando tais informações, responda: qual foi o desfecho dessa manifestação? *
1 ponto
a) O czar recebeu o abaixo-assinado dos operários, escutando suas queixas com bastante atenção, e atendeu prontamente suas reivindicações, pois precisava do apoio da população na Guerra da Manchúria.
b) A multidão não foi bem recebida: os soldados do czar atiraram contra a população, deixando muitos mortos e feridos, e o episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.
c) Os operários, muito bem armados, invadiram o palácio, onde se encontrava a família real, e, sob ameaça, o czar atendeu a todas as reivindicações da população russa.
d) Os soldados do czar expulsaram os operários e suas famílias dos arredores do palácio do czar com muita violência, mas não houve mortes, apenas alguns feridos, pois armas de fogo não foram usadas contra a população.
2. A Rússia lutou na Primeira Guerra Mundial com cerca de 13 milhões de soldados. Esse exército era bem numeroso, mas carecia de fuzis, botas, cobertores e de um treinamento adequado. Frente a essa situação, qual foi a decisão do czar em relação a manter ou não o país na guerra? *
1 ponto
a) Prontamente, o czar benevolente atendeu aos apelos da população e tirou a Rússia dessa guerra, já que seu governo era estruturado no apoio da população e ele não podia contrariá-la.
b) O czar só aceitou retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial após um acordo em que a população se comprometia a não se manifestar contrária à sua forma de governar.
c) O czar manteve a Rússia na guerra, mas deu suporte à população, gerando empregos e distribuindo alimentos, além de oferecer treinamento especializado para os membros do Exército e apoio psicológico aos seus familiares.
d) Mesmo com essa situação, cerca de 3 milhões de soldados mortos e os civis também sendo fortemente atingidos pelo desemprego, pela inflação e pela fome, o czar insistiu em manter o país na guerra.
Soluções para a tarefa
1- Alternativa B, esse massacre resultou em quase Mil morte pela Guarda Imperial Russa. Gerou mais revolta entre a população, espalhando uma ideia de revolução para tirar o Czar doo poder.
2- Alternativa D, A Russia so sairia da Guerra em 1917, o ano que se deu inicio a revolução socialista na Russia e o Czar foi deposto e depois viria a ser ele e a sua familia mortos
Resposta:
1- b) A multidão não foi bem recebida: os soldados do czar atiraram contra a população, deixando muitos mortos e feridos, e o episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.
2- d) Mesmo com essa situação, cerca de 3 milhões de soldados mortos e os civis também sendo fortemente atingidos pelo desemprego, pela inflação e pela fome, o czar insistiu em manter o país na guerra.
Explicação:
1- Parabéns, é isso aí! A resposta correta é a alternativa B. Em 1904, a Rússia entrou em guerra contra o Japão pelo controle da Manchúria, na atual China e os efeitos do conflito sobre os mais pobres levaram a uma revolta operária em São Petersburgo. Em janeiro de 1905, operários e suas famílias caminharam desarmados na capital para entregar um abaixo-assinado ao czar. Os soldados do czar atiraram contra a multidão, deixando muitos mortos e feridos. Esse episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.
2- Parabéns, é isso aí! A resposta correta é a letra D. A Rússia lutou na 1ª Guerra Mundial com cerca de 13 milhões de soldados e esse exército numeroso carecia de fuzis, botas, cobertores e de treinamento adequado. Cerca de 3 milhões de soldados mortos e os civis também foram fortemente atingidos pelo desemprego, pela inflação e pela fome. Mesmo assim, o czar insistia em manter o país na guerra.