Biologia, perguntado por MarahMylena, 11 meses atrás

1) Em ervilhas semente lisa é condicionado por um gene dominante R e semente rugosa pelo seu alelo recessivo r. Da autofecundação de uma variedade comprovadamente heterozigota surgiram 200 novas plantas .Entre essas quantas deverão produzir sementes rugosas ? 2) Variedades de milho cultivadas pelos indígenas dão usadas hoje em cruzamentos, com o objetivo de melhorar a produção de grãos . Considere que a característica baixa estatura é dominante sobre a característica porte elevado .qual o resultado fenotipico para geração de descendentes oriundas do retrocruzamento de um heterozigoto ? 3 ) Se os núcleos espermáticos de uma planta heterozigota para um determinado loco genético fecundar as oosferas de outra planta também heterozigota para esse loco ,quais serão as proporções fenotipicas e genotipicas dos descendentes desse cruzamento ?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannisantana03
2
1) O cruzamento é o seguinte: Aa x Aa e para um cruzamento clássico Mendeliano de padrão de herança de dominância completa, a proporção esperada é de 1AA :2Aa :1aa. Encaixando num total de 200 plantas, a proporção ficaria 50 AA : 100 Aa : 50 aa e como o fenótipo rugosa só aparece em homozigotos recessivos, deste cruzamento o esperado é de mais ou menos 50 plantas.

2) O cruzamento é o mesmo do número 1, então espera-se a mesma proporção, ou seja, 1:2:1 genotipicamente e 3:1 fenotipicamente, já que é um padrão de herança de dominância completa.

3) Bem, a questão 3 pergunta a mesma coisa das duas questões anteriores e tal resposta deve ser a mesma. Genotipicamente: 1:2:1 e fenotipicamente 3:1
Perguntas interessantes