1- Em cobras do milho observam-se, principalmente, as seguintes cores: albina, alaranjada, preta e selvagem, condicionadas por dois pares de genes de segregação independente e que interagem entre si. Sabendo-se que os indivíduos homozigotos recessivos são albinos; os indivíduos que apresentam em ambos os pares pelo menos um dos alelos dominantes são selvagens. Indivíduos com apenas um dos dois pares com um alelo dominante é alaranjada ou preta.
a) Ao cruzar machos alaranjados com fêmeas pretas, ambos homozigotos para os dois pares de genes, o que foi obtido em F1? Monte o cruzamento e faça uma legenda
b) Quais as proporções fenotípicas esperadas ao entrecruzar os indivíduos da F1?
Monte o cruzamento.
Soluções para a tarefa
1) a) No cruzamento entre indivíduos alaranjados com pretos homozigóticos, espera-se obter 100% dos indivíduos selvagens na geração F1.
Sabendo que as cobras de milho pretas e alaranjadas são aquelas que um dos pares é homozigoto recessivo e no outro par há pelo menos um gene dominante, podemos definir seus genótipos da seguinte maneira:
- Macho alaranjado homozigoto em ambos os pares = AAbb
- Fêmea preta homozigota em ambos os pares = aaBB
O genótipo que define as cores podem se inverter, mas o que importa aqui é o cruzamento entre elas. Nesses genótipos, apenas um gameta será formado em cada um:
- Macho alaranjado = Ab
- Fêmea preta = aB
Portanto, o cruzamento fica da seguinte maneira:
aB aB
Ab AaBb AaBb
Ab AaBb AaBb
Com base no quadro acima, vemos que serão formados 100% de indivíduos heterozigotos em ambos os pares, ou seja, cobras de milho selvagens.
b) A proporção fenotípica para o cruzamento entre a geração F1 é de 8:7:1, ou seja, 50% selvagens, 43,75% alaranjados/pretos e 6,25% albinos.
Sabendo que os indivíduos da geração F1 possuem genótipo igual a CcBb, podemos montar o cruzamento a partir dos gametas que cada um irá gerar:
CB Cb cB cb
CB CCBB CCBb CcBB CcBb
Cb CCBb CCbb CcBb Ccbb
cB CcBB CcBb ccBB ccBb
cb CcBb Ccbb ccBb ccbb
Com base no quadro acima, os fenótipos e seus respectivos genótipos são:
- Selvagens = CCBB, CCBb, CcBB, CcBb, CCBb, CcBb, CcBB, CcBb.
- Alaranjados/Pretos = CCbb, Ccbb, ccBB, ccBb, ccBb, Ccbb, ccBb.
- Albino = ccbb
Fazendo a contagem, vemos que existem 16 indivíduos ao todo e que 8 são selvagens, 7 são alaranjados/pretos e 1 albino. A proporção fica da seguinte maneira:
- Selvagens = %
- Alaranjados/pretos = %
- Albinos = %