Português, perguntado por gabrinunesgabri, 6 meses atrás

1) Em: “Acesso à informação é um direito. No entanto, o potencial da internet para ampliar o grau de informação do indivíduo ainda é limitado por fatores como o desinteresse da coletividade ou a inabilidade das pessoas em assimilar grandes volumes de dados e relacionar fatos.”, a expressão NO ENTANTO indica um sentido *
0 pontos
a) aditivo.
b) adversativo.
c) alternativo.
d) conclusivo.

2) Em: “Daí a importância de uma educação que subsidie o cidadão a entender a burocracia governamental e o funcionamento do sistema político (conhecimento das regras gerais, familiaridade com as estatísticas e as plataformas de governo). Só uma pessoa que reúna ESSAS competências poderá acompanhar e fiscalizar as políticas públicas implementadas pelos agentes públicos.” o pronome demonstrativo ESSAS retoma qual trecho do parágrafo? *
0 pontos
a) “A desinformação, fruto da imprecisão, da mentira ou do ruído informacional, contribui para a ignorância das pessoas e inviabiliza o debate democrático.”.
b) “é preciso verificar se a informação veiculada é de uma fonte confiável, como sites institucionais, páginas de jornais conhecidos e blogues de profissionais respeitados.”
c) “entender a burocracia governamental e o funcionamento do sistema político (conhecimento das regras gerais, familiaridade com as estatísticas e as plataformas de governo).”.
d) “Outro aspecto relevante é identificar se o conteúdo divulgado não é oriundo de um site de notícias falsas ou de conteúdo exclusivamente humorístico, como o Sensacionalista.”.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
4

1. A expressão NO ENTANTO indica um sentido:

b) adversativo.

2. O pronome demonstrativo ESSAS retoma o trecho:

c) “entender a burocracia governamental e o funcionamento do sistema político [...]”.

Explicação:

1. "No entanto" é uma conjunção coordenativa adversativa. Ela conecta orações independentes, estabelecendo relação de oposição entre elas.

Outras conjunções coordenativas adversativas: mas, porém, todavia, entretanto, contudo, não obstante.

2. Basta perguntar: o que são essas competências?

São as competências de entender a burocracia governamental e o funcionamento do sistema político.

Apenas alguém com essas capacidades poderá acompanhar e fiscalizar as políticas públicas implementadas pelos agentes públicos.

Perguntas interessantes