1 - Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
a) 05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
b) 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar [barulho metálico) a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando (do purgatório para o céu).
c) 28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
Analise cada uma das teses e explique: Qual é a crítica de Lutero em relação à conduta da Igreja Católica.
Soluções para a tarefa
Na tese 5 a crítica é feita contra o dogma católico da época de que o Alto Clero poderia "intervir" em benefício dos fiéis e assim garantir o perdão dos pecados. Na 27 ele critica a prática da venda de Indulgências, que era o perdão dos pecados pela intervenção do Clero mediante pagamento e na 28 critica o aumento da corrupção da Igreja por causa da ganância.
A crítica de Lutero neste sentido é tanto teológica quanto organizacional. No aspecto teológico, Lutero defendia a hipótese de que o perdão dos pecados só pode ser dado por Deus, de modo que nenhum homem, por mais fiel e devoto que seja, pode garantir a outro este perdão. No aspecto organizacional, aponta a venda de indulgências como algo que tornava os sacerdotes pessoas piores e, por isto, afastava a Igreja dos ideais da religião.