1. Em 1989 ocorre a Queda do Muro de Berlim. Construído em 1961 no auge da Guerra Fria, sua queda representou: *
1 ponto
A) A representação simbólica do fim da bipolaridade que dividiu o mundo durante a Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética. A União Soviética seria dissolvida, de fato, em 1991, marcando o fim de uma era geopolítica marcada por disputas ideológicas entre as duas superpotências.
B) Representou a reestruturação da Alemanha e sua reunificação nos anos seguintes. Sua construção, no auge da Guerra Fria pela Alemanha Ocidental, era uma forma de impor sanções econômicas ao lado soviético, com o objetivo de sufocar sua economia.
C) Determinou a descontinuidade do bloco soviético, o Muro de Berlim era a última barreira para transpor e por fim à expressão criada por Winston Churchill. Era a representação da última barreira econômica entre a Europa Ocidental e Oriental
D) Sua queda, sobre pressão, impulsionou a queda de todos os regimes soviéticos vigentes na Europa. A queda do Muro de Berlim teve repercussão para além da Europa, sendo uma das principais causas da queda do regime cubano e a deposição de Fidel Castro.
2. A década de 1980 marcou o colapso da União Soviética e desencadeou uma série de transformações econômicas e sociais no bloco soviético. Sobre esse período é correto afirmar que: *
1 ponto
A) A União Soviética percebendo a deterioração da sua economia, impôs diversos planos econômicos aos países que compunham seu espaço geopolítico de poder, esses planos foram responsáveis por uma sobrevida do regime socialista.
B) Os partidos políticos existentes na União Soviética uniram-se em prol de ações que pudessem fortalecer a economia do bloco, reformas políticas e econômicas foram realizadas, com sucesso, garantindo assim o restabelecimento da economia planificada.
C) Com o fim da Era Brejenev (1964-1983) a economia planificada mostrava resultados pífios, diante de uma grande expansão tecnológica e econômica ocidental. Ao assumir o poder, Gorbatchev, propôs mudanças econômicas, como uma abertura econômica da economia soviética.
D) Embora com problemas econômicos graves, houve um aumento nas atividades e indústria militares e na corrida espacial, pois era necessário manter o status de poder e rivalidade com os Estados Unidos e as corridas armamentista e espacial na década de 1980
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A) A representação simbólica do fim da bipolaridade que dividiu o mundo durante a Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética. A União Soviética seria dissolvida, de fato, em 1991, marcando o fim de uma era geopolítica marcada por disputas ideológicas entre as duas superpotências.
2) C) Com o fim da Era Brejenev (1964-1983) a economia planificada mostrava resultados pífios, diante de uma grande expansão tecnológica e econômica ocidental. Ao assumir o poder, Gorbatchev, propôs mudanças econômicas, como uma abertura econômica da economia soviética.
Explicação:
Google Classroom
É correta a alternativa A, já que com a queda do Muro a União Soviética perdia a influência sobre a Alemanha Oriental, que era uma das principais "possessões" soviéticas na Europa. A queda do Muro, assim como a derrubada de governos pró-soviéticos na Romênia e na Polônia, acelerou o fim daquele bloco econômico e o fim da Guerra Fria.
B - É correta a alternativa C, de modo que a União Soviética passou por um período de tentativas de reforma na década de 1980, exemplificadas pela Perestroika (Reconstrução) e Glasnost, duas reformas que buscaram, respectivamente, liberalizar a economia e a política soviética. Nenhuma delas deu os resultados esperados e o bloco acabou ruindo durante o natal de 1991.