1 — Em 1960 iniciava-se no continente sul-americano uma competição de futebol de clubes, reunindo
o campeão nacional de cada país integrante da Confederação Sul-americana de Futebol. Chaman-
do-se inicialmente de Copa dos Campeões da América, o torneio logo passou a ser conhecido
como como Copa Libertadores da América. Na história dos países sul-americanos, quais idealis-
tas são considerados os Libertadores da América e qual processo de revolução político e social
eles lideraram no século XIX?
2 — Com base no texto estudado e com auxílio de seu livro didático, responda.
a) O que foi a Doutrina Monroe?
b) Países como Cuba e Porto Rico, tornaram-se realmente independentes no século XIX?
Justifique.
c) A elite Criolla tinha interesse em promover a imediata libertação dos escravizados? Justifique.
3 — Em sua opinião o processo de independência trouxe liberdade a todos os habitantes das
me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Os líderes Simon Bolivar e San Martin comi autênticos "Liberadores da América" .Por lideraram os processos de independência de alguns países de América espanhola no século XIX.
2)A)Doutrina Monroe,os nortes-americanos reivindicaram o direito de "garantir" a independência dos países das Américas,proibindo qualquer nação europeia de tenta recolonizar essas terras. A América para os americanos.
B)Não,porque Cuba e Porto Rico tornaram-se uma espécie protetorados norte-americanos no século XIX.
C)Não torná -los livres representaria aumentar os custos de suas produções,uma vez que grande maioria também eram de fazendeiros.
3)Não,não se os ideais iluministas,presentes nas realidades de grandes parte da elite Criolla,defenda o fim da escravidão,e igualdade entre os homens os indígenas e escravidão africanos,não foram agraciado de imediato com estes direitos na maioria das terras independentes .
Explicação:
Espero ter ajudado bons estudos !!
1) Os idealistas considerados libertadores da América eram Simon Bolívar e José de San Martin. Eles lideraram o processo político e social de independência de alguns países da América Espanhola durante o século XIX.
2)
a) A Doutrina Monroe especificava que os Estados Unidos deveriam assumir o papel de “polícia” internacional no hemisfério ocidental. Através desta ideia, os norte-americanos reivindicavam o direito de garantir a independência dos países das Américas. Diante disto, nenhuma nação europeia poderia recolonizar esta parte do mundo. O lema desta doutrina era América para os Americanos”.
b) Cuba e Porto Rico não se tornaram realmente independentes no século XIX, porque se tornaram uma espécie de protetorado norte-americano.
c) A elite criolla não tinha interesse de promover a libertação dos escravizados. A libertação destes povos aumentaria os custos da produção e como os revolucionários eram em sua maioria grandes fazendeiros, acreditavam ser mais vantajoso para o negócio que a mão de obra escravizada fosse mantida.
3) A independência das Américas não trouxe mais liberdade para os escravizados e indígenas, indo em direção contrária aos princípios iluministas que defendiam que todos os homens são iguais. Os povos oprimidos em toda a América, (indígenas e africanos) não tiveram de imediato acesso à liberdade e à igualdade.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/39983281