História, perguntado por modeloneno, 10 meses atrás

1) Em 1932, ocorreu a chamada revolução constitucionalista ou movimento constitucionalista, no qual São Paulo combateu o governo Vargas. Sobre tal Revolução ou Movimento, responda os subitens, a seguir:

a. Qual a principal reivindicação desse movimento ?

b. Por que podemos afirmar que, apesar de ter sido derrotado militarmente, tal Revolução ou Movimento, foi vitorioso politicamente, tendo sua principal reivindicação sido atendida?


2) Durante a Era Vargas, o governo desenvolveu uma política trabalhista que teria como consequência a criação de diversos direito trabalhista. Cite 3 (três) desses direitos.


3) No 3° (terceiro) e último período no qual se subdivide a Era Vargas, foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), a fim de divulgar os feitos do governo e conquistar a simpatia popular, Apresente 2 (duas) formas através das quais o DIP cumpria o seu papel.

Soluções para a tarefa

Respondido por bellawushu08
3

derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.O golpe de estado decorrente da Revolução de 1930 derrubou o então presidente da republica

          Apesar da derrota militar do movimento, algumas de suas principais reivindicações foram obtidas posteriormente, por exemplo, com a nomeação de um interventor civil e paulista, a convocação de uma Assembleia Constituinte e a promulgação de uma nova Constituição em 1934. No entanto, essa Constituição teve curta duração, pois em 1937, Vargas fechou o Congresso Nacional, cassou a Constituição vigente e outorgou uma nova Constituição, justificando tais medidas a um suposto extremismo de movimentos políticos da época. Assim, a partir de então, foi estabelecido o regime ditatorial conhecido como Estado Novo que perdurou até 1945, ano em que Vargas foi deposto por um grupo militar.

Perguntas interessantes