1. Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr propôs o primeiro modelo quântico do átomo, expresso com o auxílio de seus postulados. Ele apresentou um modelo para o átomo de hidrogênio que combinava ideias de Planck, Einstein e Rutherford. Interessante notar que o mesmo vale para o chamado Modelo de Camadas do núcleo. São realizadas as seguintes afirmações sobre o modelo atômico proposto por Niels Bohr:
I. A frequência da radiação eletromagnética emitida pelo átomo varia continuamente entre os dois valores correspondentes às órbitas de maior e menor energia.
II. O átomo é composto de um núcleo e de uma eletrosfera.
III. O momento angular orbital do elétron é um múltiplo inteiro de h/2π, onde h é a constante de Planck.
É correto o que se afirma apenas em:
a. I e III.
b. III.
c. II e III certa.
d. II.
e. I.
resposta certa:
II. O átomo é composto de um núcleo e de uma eletrosfera.
III. O momento angular orbital do elétron é um múltiplo inteiro de h/2π, onde h é a constante de Planck.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C. II e III
Explicação:
Quando Bohr sugeriu seu modelo para o átomo, o modelo aceito era o de Rutherford. Para o modelo de Rutherford os elétrons giravam em torno do núcleo de forma análoga ao movimento dos planetas em torno do Sol. Tal modelo tinha alguns problemas não solucionados. Um deles era o fato dos elétrons não colapsarem no núcleo, uma vez que, de acordo com a teoria eletromagnética uma carga acelerada (aceleração centrípeta no caso) emite energia na forma de radiação o que faria com que os mesmos descrevessem órbitas cada vez menores até colapsarem no núcleo. Outra grande lacuna do modelo era a de que não justificava a emissão de radiação característica (o espectro de linhas)
Bohr, para criar um modelo que solucionasse esses problemas, sugeriu que o elétron só poderia orbitar o núcleo em órbitas circulares com energias bem definidas, ou seja, cada órbita corresponde a um valor de energia. Quanto maior a energia do elétron mais afastada do núcleo estaria a órbita por ele ocupada.
Para mudar de órbita, o elétron precisava absorver, ou emitir energia. A emissão de energia ocorre na forma de um fóton cuja energia é igual à diferença de energia entre as órbitas.
O momento angular )(L, sugerido nesse modelo, é baseado nas ideias de Planck e Einstein e é dado por: π2hnL=, em que h é a constante de Planck e no número quântico principal e sempre assume valores inteiros e positivos ,...)3,2,1(=n.
Baseado no texto acima, os itens II e III são corretos, enquanto o item I está errado, uma vez que a frequência da radiação eletromagnética é descontínua. Assim, a resposta certa é a alternativa (C).