História, perguntado por Xhabes, 10 meses atrás

1- Em 1895, sete anos após a abolição da escravidão, um pintor chamado Modesto Brocos ficou muito famoso com um quadro que ele chamou de “A Redenção de Cam”. Observando essa pintura, que relação é possível ser feita com o texto sobre a ideologia do branqueamento da população? Ouvimos muito que o racismo no Brasil é consequência dos mais de três séculos de escravidão e isso é verdade. Porém, esse não é o único motivo que explica a formação da sociedade racista que vivemos e esse é o assunto que estudaremos nessa atividade. A quantidade enorme de africanos escravizados que vieram para o Brasil fez com que a maioria da população em nosso país fosse negra no momento da abolição da escravatura. Quando os negros escravizados foram libertos, não houve nenhum projeto para incluir os ex-escravos na sociedade. Pelo contrário. Pouco tempo depois de declaradas a abolição da escravidão e a proclamação da República, o governo e a elite brasileira buscavam um modelo de progresso usando a Europa branca como modelo, mas a população no Brasil em nada se parecia com a população branca europeia. Para o governo e para a elite, o branco representava o progresso e o futuro, enquanto o negro representava o atraso e o passado. Nesse contexto, se difundiu no Brasil a ideia de “branqueamento” da sociedade, que pretendia apagar os traços negros da população brasileira. A solução proposta para isso foi trazer cada vez mais imigrantes da Europa para o Brasil e através da miscigenação deixar a população brasileira mais branca e com um perfil cada vez mais europeu. Em 1911, João Batista de Lacerda, que era médico e diretor do Museu Nacional na época, publicou uma tese em que defendia que através da miscigenação dos negros com os imigrantes brancos europeus, em um século o Brasil se tornaria um país de população branca. Para ele, o Brasil precisava de três gerações para que as pessoas negras fossem gerando filhos com a pele mais clara até mudar o perfil racial do país de negro para branco. As primeiras décadas do Brasil depois da abolição da escravidão foram marcadas por essa tentativa de transformar a população brasileira em uma população mais branca, com planos para clarear a pele das pessoas negras através da miscigenação com pessoas brancas e negar as culturas africanas em nosso país. Importante perceber que além da herança horrível da escravidão, essas políticas e ideologias que surgiram depois da abolição fortaleceram o racismo no Brasil.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarlete
3

Resposta:

o fruto de uma pós emancipação escravista, marcada pela adesão do racionalismo , dos negros tomarem parte da vida pública no Brasil republicano.

Explicação:

Com a chegada da República, os imigrantes também vieram e foi tentado uma mistura racial, a qual não deu muito certo porque depois veio as guerras e só aceitavam brancos. Prevalescendo assimm os negros nas cidades e capitais.

Perguntas interessantes