1. Em 1891, ocorreu uma fortíssima crise econômica no Brasil, decorrente da política de Encilhamento do Governo Provisório da República, um plano econômico que tinha por objetivo aumentar a oferta de moeda em circulação, expandir o crédito e promover o desenvolvimento nacional. Entre as consequências dessa crise, está: *
10 pontos
A. o aumento da especulação financeira, a desvalorização da moeda e o crescimento do desemprego.
B. um enorme fluxo de capitais britânicos em direção ao país, com a consequente diminuição da dívida externa brasileira.
C. o crescimento da importação de produtos estrangeiros e o enfraquecimento da indústria nacional.
D. o fortalecimento dos setores médios e populares urbanos, em decorrência da valorização da moeda nacional naquele contexto.
E. a crise na produção do café, substituído pelo açúcar como o principal produto brasileiro de exportação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Resposta: letra A)
A crise econômica ocorrida durante a Política do Encilhamento trouxe com consequências para o país: “o aumento da especulação financeira, a desvalorização da moeda e o crescimento do desemprego” (alternativa a).
Fraudes e empresas fantasmas
Esta política econômica tinha como objetivo conceder empréstimos para o investimento em indústrias. Mas os empréstimos eram feitos de maneira livre, o que resultou na criação de empresas fantasmas, causando grave instabilidade financeira no país.
A emissão desordenada de papel moeda por parte do governo, resultou na desvalorização monetária e grande inflação. Muitas empresas que já haviam fechado, ainda mantinham suas ações na Bolsa de Valores, o que gerava especulação financeira.
O fechamento de empresas e a crise econômica resultaram em desemprego e alta nos preços dos alimentos. O problema foi parcialmente resolvido no governo seguinte através do controle de emissão de moeda para reduzir a inflação.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Política do Encilhamento em:
https://brainly.com.br/tarefa/5531090