História, perguntado por elizabetegaemiliano0, 10 meses atrás

1- Em 1720, a Coroa portuguesa decidiu proibir definitivamente a circulação de ouro
em pó, instalando a Casa de Fundição em Vila Rica, onde todo o metal extraído
das minas deveria ser transformado em barras para depois ser transportado ao
litoral. A medida pretendia acabar com o contrabando e incrementar a
arrecadação de impostos, prejudicando os interesses dos proprietários de lavras
auríferas, comerciantes e profissionais liberais que recebiam ouro em pó pelos seus
serviços, além dos tropeiros que escoavam a produção. As novas diretrizes foram
intensamente discutidas nos bares, nas tavernas, e críticas ferozes eram lançadas,
nas rodas de conversa, contra a administração local. Uma revolta se levantaria
contra as medidas de controle da Coroa.
(Fábio Pestana Ramos e Marcus Vinicius de Morais. Eles formaram o Brasil.)

a) Guerra dos Emboabas;

b) a Revolta de Felipe dos Santos;

c) a Inconfidência Mineira;

d) a Guerra dos Mascates;

ME AJUDEM É PRA AGORA POR FAVOR RÁPIDO CONTO COM VCS NESTA TAMBÉM ​

Soluções para a tarefa

Respondido por isis1352
5

Resposta:

A)A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas. O primeiro grupo, formado pelos bandeirantes paulistas, havia descoberto a região das minas e, por esta razão, reclamava a exclusividade de explorá-las. Já o grupo heterogêneo composto de portugueses provenientes da Europa e migrantes das demais partes do Brasil, sobretudo da costa leste nordestina, liderado por Manuel Nunes Viana, era pejorativamente apelidado de "emboabas" pelos paulistas.

B)A Revolta de Vila Rica, episódio também conhecido como Revolta de Filipe dos Santos e Sedição de Vila Rica, foi uma das primeiras reações dos descendentes de portugueses no Brasil contra a metrópole portuguesa.[1][2] Aconteceu entre 28 de junho e 19 de julho de 1720, na então Vila Rica (Ouro Preto), cidade da Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases, na Colônia do Brasil, pertencente a Portugal. É considerado tradicionalmente um movimento nativista pela historiografia brasileira, e um dos precursores da chamada Inconfidência Mineira.[3] Revisões recentes mostram que ela se inscrevia em um ciclo de contestações locais que buscavam corrigir erros da administração.

C)Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, Estado do Brasil, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.

D)Guerra dos Mascates, que se registrou de 1710 a 1711 na Capitania de Pernambuco, é considerada um movimento nativista pela historiografia em História do Brasil.

Oficiais de cavalaria. Brasil, sec. XVIII

Confrontaram-se os senhores de terras e de engenhos pernambucanos, concentrados em Olinda, e os comerciantes reinóis (portugueses da metrópole) do Recife, chamados pejorativamente de mascates. Quando houve as sedições entre os mascates europeus do Recife e a aristocracia rural de Olinda, os sectários dos mascates se apelidavam tundacumbe, cipós e camarões, e os nobres e seus sectários, pés rapados - porque quando haviam de tomar as armas, se punham logo descalços e à ligeira, para com menos embaraços as manejarem, e assim eram conhecidos como destros nelas, e muito valorosos, pelo que na história de Pernambuco, a alcunha de pés rapados é sinônimo de nobreza.

Explicação:

Espero ter ajudado (◍•ᴗ•◍)❤


mkell5294: oi
mkell5294: Você esta me sentindo
mkell5294: Não tem problema
mkell5294: thau
isis1352: "sentindo"?
isis1352: Não entendi??
Perguntas interessantes