História, perguntado por robyad, 1 ano atrás

1)Em 1449, o Grande Cisma realmente acabara: o papado reencontrara sua força. Mas, aos olhos dos fiéis, sua imagem estava prejudicada. As igrejas nacionais procuram, a partir dessa data, impor suas exigências. Os reis e os príncipes pesam mais do que nunca na designação dos bispos. Os papas sucessivos estão atolados nas querelas políticas da Itália central. Sem falar nos períodos escandalosos de certos pontificados. Basta lembrar a época dos Bórgia. A partir do período conhecido como o ‘Cativeiro de Avignon’, a Igreja Católica entraria em uma fase de tensões internas e conflitos que perdurariam por séculos.
A respeito deste período histórico, relativo à etapa final da Idade Média e início da Idade Moderna na Europa, analise as afirmativas que se seguem:
I. O ‘Cativeiro de Avignon’ diz respeito à etapa histórica na qual o papado tornou-se vacante (sem lideranças) após o aprisionamento do pontífice pelos muçulmanos, em 1309.
II. Na sequência do ‘Grande Cisma’ no século XIV, formou-se uma cultura e uma concepção teológica na igreja que pregava a soberania dos bispos reunidos sobre a autoridade do papa.
III. A concepção histórica do ‘conciliarismo’ está ligada ao período do ‘Cativeiro de Avignon’, uma vez que na ausência de um papa que se encontrava encarcerado, a Igreja foi governada pelo Conselho dos Cardeais.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
• a)I, apenas.
• b)II, apenas.
• c)I e II, apenas.
• d)II e III, apenas.
• e)I e III, apenas.
2)A disputa por fieis levou, ao longo do século XVI, os cristãos de diferentes correntes a se envolverem em diversas guerras que, além das motivações religiosas, traziam à tona as divergências entre os variados grupos sociais (burgueses, camponeses, nobres e clérigos), bem como os interesses expansionistas e comerciais dos estados europeus.
O início da Idade Moderna seria marcado por dinâmicas políticas, econômicas, militares, religiosas, culturais e sociais que subverteriam todo o edifício sociológico da Idade Média, suas concepções filosóficas e organização socioeconômica.
Considerando o proposto, em um movimento de síntese, é correto enfatizar que
Alternativas:
• a)a doutrina da predestinação, desenvolvida por João Calvino, gerou um arcabouço teórico-teológico conveniente e relevante para a conjuntura econômica relativa ao período e ao espaço geográfico ao qual Calvino estava localizado; Max Weber efetuaria uma discussão com esta teoria ao enfatizar a relação entre a dinâmica protestante e o espírito capitalista.
• b)a partir do Grande Cisma do Ocidente, as relações entre a Igreja latina (sediada em Roma) e a Igreja ortodoxa (em Constantinopla) passaram por um período crítico, uma vez que neste Cisma, ficaria estabelecida a divisão entre as duas igrejas e a autoridade do concílio de bispos sobre o poder papal.
• c)Friedrich Engels, em uma reflexão historiográfica, ressalta a importância histórica do surgimento do cristianismo na Suíça: a tradição deste país em negócios bancários e comerciais viabilizou a rápida expansão da doutrina protestante pelas redes de comércio e através de doutrina escrita, viabilizada após a invenção da prensa móvel por Gutenberg no século XV.
• d)de acordo com a abordagem teológica de Lutero, a revelação divina estaria expressa através das Escrituras sagradas (a Bíblia) e a revelação implícita nas tradições e costumes cristãos; neste ponto, Lutero estabelecia uma síntese com a Igreja, mas permaneceu a divisão em torno das fontes para a salvação do homem.
• e)a exploração dos territórios atualmente correspondentes ao Canadá por espanhóis e franceses, tinha por objetivo descobrir uma nova passagem para o Oriente que não estivesse sob o controle da Coroa Portuguesa, viabilizando o estabelecimento de núcleos de colonização nestes espaços inexplorados.

Soluções para a tarefa

Respondido por susulimendesp6mzbv
9

Resposta:

1 B

Explicação:

Apenas a II está correta

Perguntas interessantes