1. “Ela surgiu no Egito antigo, milhares de anos antes de Cristo, representando a imortalidade e os ciclos da natureza. Segundo o mito, quando sentia que ia morrer, a fênix (Figura 1) montava um ninho com incenso e outras ervas aromáticas para ser incinerada pelos raios do Sol. De suas cinzas, nasceria uma nova ave.” Da morte pelo fogo surge uma nova vida! Esse mito egípcio poderia ser usado para explicar o que ocorre, de forma natural, em um Bioma brasileiro. Que Bioma é esse? *
a. Caatinga
b. Cerrado
c. Pampa
d. Pantanal
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dessas cinzas ressurgia outra ave Fênix e, assim, da morte pelo fogo surgia uma nova e promissora vida.
Essa lenda egípcia remete-nos a uma característica bastante peculiar do cerrado: o fogo como fator de continuidade da vida. Parece ilógico imaginar que o fogo possa ser um fator essencial à manutenção da biodiversidade do cerrado, mas se analisarmos algumas de suas principais características, veremos que essa não é uma afirmação tão sem sentido.
B) Cerrado.
A resposta correta é a letra B, que aponta que o cerrado tem a capacidade de mesmo quando submetido a um incêndio acontece a rebrota de plantas isso acontece por conta de característica que se disseminou dentre as espécies.
As características que promove esse fenômeno são a espessura de casaca, tolerância de gemas a altas temperaturas, além de posição em questão de profundidade na superfície do caule planta.