Geografia, perguntado por agnessheldon82, 1 ano atrás

1)El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
Derivada do espanhol, a palavra "El Niño" refere-se à presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru, na época de Natal. Os pescadores do Peru e Equador chamaram a esta presença de águas mais quentes de corrente El Niño, em referência ao Niño Jesus (Menino Jesus), isso pelo fato de que a ocorrência da ressurgência proporciona o acréscimo de peixe na superfície marítima.

Os ventos alísios empurram e empilham água quente superficial para o oeste. Nessa condição, a ressurgência, na costa oeste da América do Sul, traz à superfície água fria profunda com nutrientes, tornando a região uma das áreas mais piscosas do mundo.

Avalie as assertivas a seguir:

I- Os efeitos de maior intensidade interferem significativamente nos índices pluviométricos, assim como nos regimes das temperaturas, causando eventos extremos pelo mundo.

II- O aquecimento das marés afeta a pesca local em sua insurgência, somente.

III- Outras regiões são afetadas pelo fenômeno El Niño, não somente aquelas em que ele surge (costa norte do Peru).

São corretas as informações contidas em:

Alternativas:

a)I, apenas.

b)II, apenas.

c)I e II, apenas.

d)II e III, apenas.

e)I e III, apenas.

2)O fenômeno La Niña também um fenômeno oceânico-atmosférico, porém com características opostas ao El Niño. Caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do oceano Pacífico Tropical, alterando o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
Com os ventos alísios mais intensos, mais águas quentes irão ficar "represadas" no Pacífico Equatorial Oeste e o desnível entre o Pacífico Ocidental e Oriental irá aumentar. Com os ventos mais intensos, a ressurgência também irá aumentar no Pacífico Equatorial Oriental. Por outro lado, devido a maior intensidade dos ventos alísios as águas mais quentes irão ficar represadas mais a oeste do que o normal. Novamente teríamos águas mais quentes, que aumentam a evaporação e consequentemente os movimentos ascendentes, que por sua vez geram nuvens de chuva e a Célula de Walker, que em anos de La Niña fica mais alongada que o normal.

Os principais impactos registrados no Brasil durante a atuação da La Niña são as secas severas na Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, as chuvas são mais abundantes.

Avalie as assertivas abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Entre os principais impactos registrados no Brasil durante a atuação da La Niña, estão as secas severas na Região Sul.

( ) Durante os meses de de dezembro, janeiro e fevereiro, ocorre o aumento das precipitações nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, como efeito da La Niña.

( ) O efeito ocasionado pelo fenômeno La Niña é muito semelhante ao ocasionado pelo El Niño.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas:

a)V - F - F.

b)V - V - V.

c)F - V - F.

d)V - V - F.

e)F - V - V.

3)Os ciclones se desenvolvem conforme condições de instabilidade, apresentando ventos fortes e seus ciclos de vida têm como objetivo estabilizar e homogeneizar a atmosfera. Os ciclones podem ser classificados em ciclones subtropicais, extratropicais, e os tropicais, apresentando características segundo a sua região de atuação.

Os ciclones subtropicais são considerados sistemas de baixa pressão não frontais e apresentam duas formas de apresentação distintas.

Considerando o conteúdo acerca dos ciclones subtropicais, preencha corretamente as lacunas a seguir:

Na primeira forma, o tipo mais comum, uma ____________ pressão fria em ____________ níveis de circulação, se estendendo até a superfície, com ventos de maior intensidade, abrangente um raio de 160 quilômetros.

A segunda tem um ciclo de vida mais curto e seu núcleo pode ser frio ou quente, corresponde à baixa pressão de mesoescala, com ventos ____________ encontrados a menos de 50 quilômetros do centro do sistema.

Assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento das lacunas, respectivamente:
Alternativas:

a)Baixa, Altos e Fortes.

b)Alta, Altos e Fracos.

c)Baixa, Baixos e Lentos.

d)Alta, Altos e Fortes.

e)Baixa, Altos e Lentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por serpadelima
11

Resposta:

1) I e III Apenas

3) VVF

Explicação:

Respondido por guilhermesilvar
1

1) Os ventos alísios empurram e empilham água quente superficial para o oeste, assim promovendo ou não o El Niño e La Niña, sendo correto o que se afirma em I e III Apenas.

2) Os principais impactos no Brasil durante a atuação da La Niña são registrados na seguinte sequência V, V, F.

3) Levando em consideração o conteúdo acerca dos ciclones subtropicais, temos que a sequência correta é Alta, Altos e Fortes.

Os fenômenos que regem o clima do país tem muita influência de fatores que estão relacionadas aos oceanos e sua interação com o meio externo.

Característica dos fenômenos atmosféricos

El Niño e La Niña são fenômenos atmosférico-oceânico, que são observados a partir do aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical, assim esses fenômenos são importantes regentes no clima das regiões do Brasil.

Os ciclones subtropicais são fenômenos que surgem com uma junção de fatores, pois para se formar necessitam sistemas de baixa pressão e alta pressão.

Leia mais sobre clima aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/386256

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes