1)
“E Todas as nossas ideias e os princípios que deles se formam, derivam da experiência; antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, uma tábula rasa.” (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 322).
Conceber o indivíduo como uma tábula rasa, levando em consideração que todas as ideias se baseiam em experiências consiste em pressupostos da concepção filosófica de:
correta
b)
John Locke.
2)
“[...] a luz, as cores, os sons, os odores, os sabores, o calor, o frio e as demais qualidades apreendidas pelo tato, encontram-se em meu pensamento com tanta falta de clareza e confusão que ignoro mesmo se são verdadeiras ou falsas e apenas aparentes.” (DESCARTES, 1983, p. 279).
Descartes instaurou o método da dúvida, no qual duvidar era o mesmo que pensar. O trecho acima demonstra que, para ele, o conhecimento verdadeiro:
correta
e)
Não se relacionava às emoções ou aos sentidos.
3)
“Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo, nem magistrado, nem soldado, nem padre, será primeiramente um homem.” (ROUSSEAU, 1973, p. 15).
Rousseau foi o preceptor na trajetória educacional de Emilio, conteúdo de sua obra Emílio ou da Educação. Nela, o filósofo genebriano aponta sua concepção de educação. A partir do trecho acima, podemos ter uma ideia do que era importante para ele no processo formativo dos indivíduos. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
d)
O filósofo defendia uma formação humana, desenvolvida sem a imposição de instituições, de modo que o homem desenvolva sua sensibilidade, sua dimensão natural.
4)
“É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes do meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito da minha dieta, etc., então não preciso de esforçar-me eu mesmo. Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis.” (KANT, 1985, p. 100).
Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre Kant, assinale a alternativa correta:
a)
O indivíduo em estado de menoridade é aquele que possui um pensamento aprisionado à tutela de alguém, não conseguindo, portanto, apresentar autonomia.
Soluções para a tarefa
1 - b) John Locke.
R: De acordo com Locke o individuo era uma folha lisa, sem nada nela porque ele não nasce com nenhum conhecimento inato. Por isso ele precisa ir aprendendo as coisas enquanto vai crescendo/evoluindo e adquirindo experiências. Ou seja, se transformando numa folha colorida.
2 - e) Não se relacionava às emoções ou aos sentidos.
R: O Método da Dúvida, também conhecida como Dúvida Metódica. Onde o individuo pode duvidar de tudo e de todos até que esse questionamento seja respondido, claro que por meio de provas científicas.
3 - d) O filósofo defendia uma formação humana, desenvolvida sem a imposição de instituições, de modo que o homem desenvolva sua sensibilidade, sua dimensão natural.
R: Tanto para Freire como para Rousseau a educação era a base para que o individuo conseguisse se transformar em um ser melhor. Assim a metodologia da educação não poderia ser impositiva, porém seu foco deve ser no estimulo da reflexão critica com foco na ética.
4 - a) O indivíduo em estado de menoridade é aquele que possui um pensamento aprisionado à tutela de alguém, não conseguindo, portanto, apresentar autonomia.
R: O filosofo Kant estava falando sobre como é ser um menor de idade, pois terá necessariamente que depender de pessoas mais velhas e que sejam responsaveis por ele para tomar atitudes em seu lugar.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!