1- É possível uma espécie “evitar” a aproximação de outra espécie? Justifique.
2- As cadeias e teias alimentares são regidas por qual relação ecológica? Do ponto de vista ambiental, esta relação pode ser considerada prejudicial? Justifique.
Soluções para a tarefa
1- sim, algumas espécies possuem uma adaptação evolutiva chamada de aposematismo, na qual, determinada espécie apresenta cores de advertência, afim de alertar o predador. outras espécies apresentam um fenômeno chamado de mimetismo, onde uma espécie imita uma outra visando ser perigosa ou impalatável, no mimetismo batesiano, uma espécie palatável imita outra impalatável, no mimetismo mulleriano, uma espécie venenosa imita outra também venenosa. e por fim, algumas espécies possuem a camuflagem como forma de proteção, ou seja, ela apresenta cores e formas semelhantes ao meio que vive, podendo ser homocrômica (o animal imita a cor do ambiente) ou homotípica (o animal imita a forma de algo que compõe o ambiente.
2- as cadeias e teias alimentares são regidas pelo predatismo, onde uma espécie predadora mata a presa para a alimentação. essa relação é essencial para as comunidades biológicas, sem as espécies predadoras, as presas iriam se multiplicar facilmente, visto que não há nenhum predador, desequilibrando ecossistemas, um exemplo disso, é quando espécies exóticas são colocadas em ambientes onde não há predadores naturais para o controle, logo, essa espécie exótica causa prejuízos para aquele ambiente.