Biologia, perguntado por Vanessabrandao4530, 8 meses atrás

1-)É possível pegar uma estrela cadente na mão?

2-)Qual á diferença entre meteoro e meteorito?

3-)As estrelas estão fixas no céu?

Soluções para a tarefa

Respondido por Wood33
76
1-) Não, a estrela cadente é só um mito. Não passa de um meteoro.

2-)
O meteoro é o fenômeno de quando o meteoróide entra na atmosfera da Terra e começa a queimar, formando um rastro luminoso. É o efeito que forma a popular estrela cadente.


Os meteoritos são os meteoróides que não chegam a se desintegrar totalmente ao entrar na atmosfera da Terra e chegam a superfície.

3-)
Embora as estrelas pareçam estar fixas no céu, elas na verdade se movem no espaço com velocidades altas, da ordem de dezenas ou centenas de km/s. Suas distâncias gigantescas fazem com que estes movimentos sejam quase imperceptíveis. O movimento aparente das estrelas no céu, embora pequeno, é mensurável. A ele chamamos de movimento próprio.
Respondido por rafaelamal98
1

1. Estrelas cadentes: podemos pegá-las?

Apesar deste nome, o que conhecemos como estrelas cadentes, na realidade não são estrelas. E ainda que fossem, devido condições de pressão, temperatura e peso, não seria possível pegá-las com as mãos.

A luz que conseguimos ver no céu é, na verdade, a cauda de um meteoro em movimento entrando na atmosfera transformada neste espetáculo que conseguirmos acompanhar a olho nu.

Estima-se que aproximadamente 40 mil toneladas de partículas entram na atmosfera do nosso planeta todos os anos. Grande parte destes corpos e materiais entram em combustão e desaparecem antes mesmo de atingirem o solo e assim, não causam danos.

2. Diferenças entre rochas espaciais

Embora meteoros e meteoritos sejam rochas espaciais, a definição entre eles é distinta e então eles recebem nomes diferentes a depender de suas localizações.

De modo geral, os meteoroides são todas as pedras cósmicas que estão "soltas" no espaço. Elas possuem tamanhos e dimensões distintas umas das outras cujos tamanhos e dimensões variam desde pequenos grãos de poeira a asteroides de alguns metros.

Quando os meteoroides entram na atmosfera de um planeta do Sistema Solar, como a Terra ou até mesmo Vênus e Marte, por exemplo, a alta velocidade da queda faz com que eles queimem devido ao atrito com as moléculas desta, proporcionando grandes rasgos luminosos no céu, quando passam a ser chamados de meteoros.

Quando um meteoro resiste à incineração atmosférica do planeta e consegue atingir o solo, mesmo que parcialmente, passa a ser chamado de meteorito.

3. Estrelas estão fixas no céu?

As estrelas parecem estar fixas no céu, no entanto, após uma inspeção mais próxima, as posições das estrelas mudam muito lentamente porque cada estrela tem seu próprio movimento.

Eles têm dois tipos de movimento que podem ser observados de nossa posição na Terra, movimento próprio e movimento radial.

Este último não pode ser visto como movimento no céu (porque está se aproximando ou saindo da linha de visão), mas pode ser medido pelo deslocamento Doppler das linhas espectrais de luz emitidas pela estrela.

O movimento próprio descrito por uma estrela na esfera celeste ainda pode ser decomposto em duas coordenadas: movimento de ascensão reta e movimento de declinação.

Devido à grande distância entre nós e a estrela, o movimento próprio tem pouco efeito sobre a posição aparente da estrela, geralmente medida em "/ano" (segundos de arco/ano).

Sobre Galáxias, Planetas, Estrelas e Sistema Solar, veja: https://brainly.com.br/tarefa/37743608

Anexos:
Perguntas interessantes