1) É necessário que a contabilidade garanta a correta evidenciação dos valores patrimoniais das entidades. Para isso a correta avaliação destes ativos é fundamental. Imagine que uma empresa apresenta em seu patrimônio um bem com valor contábil de R$ 120.000,00. Analisando este bem o contador chegou a um valor em uso de R$ 90.000,00. Considerando exclusivamente estas informações, podemos fazer as afirmações a seguir:
I – O contador não precisará registrar qualquer ajuste tendo em vista que o valor do bem na contabilidade é maior do que seu valor em uso.
II – O contador, pelo fato de o registro contábil estar maior do que o valor em uso do bem, deverá ajustá-lo considerando uma previsão de perda patrimonial.
III – O contador poderá ou não fazer ajuste no valor do bem, afinal somente no momento da venda do bem é que se saberá corretamente seu valor em uso. Analisando os itens apresentados, estão corretos: Alternativas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
2) O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, CPC-01 trata dos procedimentos para o Teste de Impairment. Este teste pode ainda ser denominado como teste de imparidade ou teste de recuperabilidade. Sobre o teste de recuperabilidade, são apresentadas as afirmações a seguir:
I – O menor nível de um ativo (ou grupo de ativos) que pode ser identificado é denominado como unidade geradora de caixa.
II – O valor estimado dos fluxos futuros de caixa considerado aos valore de hoje é considerado como o valor em uso do ativo. III – O valor contábil líquido representa o custo histórico de registro do ativo antes de considerar a sua depreciação. Analisando os itens apresentados, estão corretos:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
3) As normas contábeis que visam o aumento da confiabilidade e correção das informações evidenciadas nos demonstrativos financeiros estão em constante modificação. As Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC, visam padronizar e normatizar as atividades contábeis no tocante ao registro, controle e evidenciação dos fatos patrimoniais e de resultado por meio das demonstrações financeiras das entidades. Para que as demonstrações evidenciem corretamente o patrimônio das entidades são necessários procedimentos avaliativos. Sobre estes procedimentos contábeis é apresentada a lista a seguir:
I – O contador deve fazer testes que visam a redução ao valor recuperável dos ativos. II – Os procedimentos adotados, segundo a legislação societária, atingem a maioria das entidades, inclusive as pequenas e médias empresas – PMEs.
III – Os procedimentos contábeis relacionados à avaliação de ativos são aplicáveis a cada dois exercícios sociais. Analisando os itens apresentados, estão corretos:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
4) O real valor do patrimônio das organizações passa pela checagem do valor de recuperação dos ativos. Segundo o CPC 01 (R1) o teste de recuperabilidade não se aplica sobre alguns elementos patrimoniais. Sobre estas exceções são apresentados os elementos a seguir:
I - Veículos e máquinas de grande porte.
II - Ativos fiscais diferidos.
III – Estoques. Analisando os itens apresentados, estão corretos:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
5) A empresa Tá Indo Bem S/A está em processo de encerramento de exercício. Atendendo à legislação societária, o contador da empresa está fazendo a conferência dos valores de ativos e passivos no sentido de suas corretas avaliações. Nesse sentido, ao buscar a utilização correta dos critérios de avaliação, o contador.
Alternativas:
a) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros por seu uso ou por sua venda. b) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros, desde que não controlados pela entidade.
c) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros desde que possuam ônus no exercício.
d) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros desde que vendidos.
e) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros dentro do exercício social corrente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. estão corretas:
A letra C) III, apenas
2. A letra C) III, apenas
3. A letra B).
II, apenas
4. A letra C) III, apenas
5. A letra C)
Considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros desde que possuam ônus no exercício.
Explicação:
4 - E) II e III, apenas 5 - A) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros por seu uso ou por sua venda. CORRIGIDO PELO AVA
4 - E) II e III, apenas 5 - A) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros por seu uso ou por sua venda. CORRIGIDO PELO AVA
CORRETO!!!
1. A evidenciação na contabilidade é a demonstração das informações com clareza, e todo contador deve registrar qualquer ajuste que ocorra no valor de um bem, os princípios da contabilidade devem ser respeitados. Desse modo, a alternativa correta é a letra c, apenas a III está correta.
Evidenciação contábil
A evidenciação contábil está relacionada a clareza, evidência das informações contábeis. É a publicação de forma clara das informações das atividades de um órgão.
É informação da real situação financeira de um órgão ou bem, a realização da evidenciação é importante para que os demonstrativos sejam de fácil compressão por parte do pessoal da contabilidade.
2. O teste de recuperabilidade mostra o valor real líquido de um ativo , evita o registro de um ativo maior que o valor recuperável. Sendo assim, a alternativa correta é a letra c, III, apenas.
Teste de recuperabilidade
Teste de recuperabilidade também conhecido como teste de Impairment, tem como finalidade garantir que o valor contábil do registrado de um ativo possa ser recuperável através da sua capacidade de poder gerar dinheiro, seja de maneira direta ou indireta, ou seja, pela sua venda ou o uso do mesmo.
A aplicabilidade do teste avalia se um imóvel, ativo de um empresa possui algum valor, se é valorizado no mercado.
3. Os procedimentos contábeis abrange quase todas as entidades, incluindo as pequenas e médias empresas. O procedimento contábil é de extrema importância para regularidade de um negócio. Alternativa correta, letra b, II, apenas.
Normas contábeis
As Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC foi criada com o intuito de padronizar todos os procedimentos contábeis. As normas são regulamentadas e classificadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e são utilizadas por todos os contadores do país.
As normas contábeis são:
- Normas simplificadas: que são as normas determinadas para as pequenas e médias empresas;
- Normas específicas: são normas voltadas para determinação de regras e regulamentação de atividades em organizações setor público e cooperativo;
- Normas NBC TSP: que são as normas voltadas para o setor público.
4. O teste de recuperabilidade é realizada para verificar se algum ativo perdeu valor, se foi desvalorizado ou não em relação ao seu valor real. O teste pode aplicado em aplicações, bens e imóveis, veículos e máquinas de grande porte, entre outros. Desse modo, a alternativa correta é a letra c, III, apenas.
Aplicabilidade do teste de recuperabilidade
O teste de recuperabilidade não se aplica a elementos patrimoniais como:
- estoques;
- ativos fiscais diferidos;
- ativos advindos de planos de benefícios a empregados;
- instrumentos financeiros;
- propriedade para investimento que seja mensurada ao valor justo;
- ativo Biológico e Produto Agrícola que sejam mensurados ao valor justo líquido de despesas de vender;
5. Os valores passivo incluem todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras da empresa e os ativos é referente ao valor de todos os seus recursos, sendo assim, o contador considerará a mensuração do ativo como benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviços para a empresa, alternativa correta letra c.
Diferença entre valores de ativos e passivos
Os valores ativos de uma empresa são todos os bens e direitos dentro de uma determinada empresa, por exemplo, dinheiro no fluxo de caixa, imóveis e móveis, estoque de mercadorias, contas a receber, entre outros.
Esses ativos podem ser de duas formas, são elas:
- circulantes
- não circulantes
Os valores passivos referem-se as obrigações que a empresa deve cumprir, como pagamento de fornecedores, impostos, contribuições, entre outros.
Saiba mais sobre Evidenciação contábil aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/31729274
Saiba mais sobre Teste de recuperabilidade aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/22295411
Saiba mais sobre Normas contábeis aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/18500120
Saiba mais sobre Demonstrações contábeis aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/21515164
Saiba mais sobre Valores de ativos e passivos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24753845