1.
É importante que todos estejam atentos a situações de violação aos
diferentes grupos de pessoas. Fale um pouco sobre 3 tipos de violências:
Abuso sexual
se ou
Abuso sexual verbal
Abuso Psicológico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Abuso sexual - Ato em que não há consentimento da outra parte. Fazem parte desse tipo de violência qualquer prática com teor sexual que seja forçada, como a tentativa de estupro, carícias indesejadas e sexo oral forçado.
No Brasil, a Lei 12.015/2009 integra o Código Penal e protege as vítimas nos casos dos chamados “crimes contra a dignidade sexual”. Apesar da existência da legislação e dos órgãos protetores, parte das vítimas de abusos sexuais apresenta resistência em denunciar os agressores. Entre os motivos da omissão da violência, estão medo (de ser julgada pela sociedade; de sofrer represália quando o agressor é uma figura de poder ou considerada pessoa de confiança), vergonha, burocracia das investigações e sensação de impunidade no julgamento dos culpados.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a maior parte das vítimas de estupro é constituída de crianças e adolescentes, em torno de 70% dos casos denunciados. Os agressores mais recorrentes são membros da própria família ou pessoas do convívio da vítima.
Abuso sexual verbal: Conversas abertas sobre atividades sexuais destinadas a despertar o interesse da criança ou do adolescente ou a chocá-los. Os telefonemas obscenos são também uma modalidade de abuso sexual verbal. A maioria deles é feita por adultos, especialmente do sexo masculino. Podem gerar muita ansiedade na criança, no adolescente e na família. TOME CUIDADO AO ACESSAR REDES SOCIAIS.
Abuso psicológico: Normalmente acontece dentro de casa, com brigas e 'exigências' feitas pelos pais ou parentes, acontece principalmente com jovens e adolescentes
Explicação: