1)
“É fundamental valorizar a docência como um ato de amorosidade. Há quem diga que, em se tratando de realidade brasileira, isso é praticamente impossível. Como adotar uma postura de amorosidade quando se tem de dar aula em salas repletas, sem carteiras suficientes, sem material suficiente, sem salário suficiente? Mas é exatamente em condições absolutamente difíceis que a amorosidade aparece e é imprescindível”. (CORTELLA, 2014, p. 14).
Diante desta colocação do professor Cortella, os professores, de uma forma geral, devem estar envolvidos integralmente no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Neste sentido, assinale a alternativa correta que tenha relação com a citação do professor Cortella.
Selecione uma alternativa:
a)
O professor deverá ser descomprometido com a educação.
b)
O professor deverá se apresentar de forma a não valorizar o conhecimento prévio dos alunos.
c)
Podemos colocar como comprometimento de todo professor no exercício de sua profissão.
d)
Podemos colocar como descompromisso contínuo na educação básica;
e)
O aluno como agente passivo no processo de ensino;
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C) podemos colocar como comprometimento de todo professor no exercício de sua profissão.
A. Falsa. Todo professor deve ser comprometido com a educação, uma vez que é por meio dela que a sociedade se desenvolve, consegue ter uma formação cidadã, etc.
B. Falsa. O professor deve valorizar o conhecimento prévio dos alunos. Deve se enxergar como um mediador do conhecimento. Trabalhando uma educação construtivista.
C. Verdadeira. Todos os professores deverão se comprometer com a sua profissão. Dessa forma conseguirá trabalhar a amorosidade independentemente das condições de trabalho.
D. Falsa. O professor deve valorizar todas as etapas do ensino.
E. Falsa. O aluno deve ser ativo no processo de ensino, não deve ser somente um receptor de informações.
Bons estudos!
Resposta:
c)
Podemos colocar como comprometimento de todo professor no exercício de sua profissão.
Explicação:
Corrigido pelo AVA