Português, perguntado por mmahduzinhasantana12, 6 meses atrás

1) É comum se afirmar que Sócrates era um filósofo dado ao diálogo e que se encontrar com ele para debater era sempre uma atividade de risco. Isso porque a forma dialogal preferida desse pensador consistia em colocar em prática a sua Maiêutica, cuja primeira parte era a Ironia. Essa Ironia Socrática deve ser interpretada como: *
1 ponto
a)uma postura de deboche e desconsideração em relação ao saber popular da época.
b)uma etapa do método socrático segundo o qual o saber dos filósofos pitagóricos precisava ser ironizado para demonstrar sua fragilidade e inconsistência.
c)um método criado por Sófocles e adotado por Sócrates para provar a existência de seres superiores, também chamados deuses.
d)uma etapa do método socrático que consiste em utilizar-se de perguntas com o objetivo de levar o interlocutor a reconhecer a impropriedade de seu saber e, assim, torná-lo apto a construir um novo saber a partir das ideias inatas.
2) Aristóteles critica a Teoria das Ideias de Platão. Para o filósofo, não há nada no intelecto que não tenha, antes, passado pelos sentidos. A base dessa distinção reside no conceito de “substância”. Sobre este conceito, é INCORRETO afirmar: *
1 ponto
a)Aquilo que é em si mesmo, ou seja, cada ser que existe é uma substância.
b)Possui atributos essenciais e acidentais.
c)Os atributos essenciais de uma substância são aqueles sem os quais uma substância não seria o que é.
d)Os atributos acidentais de uma

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Respondido por gabriellopezserafim
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Resposta:

d)uma etapa do método socrático que consiste em utilizar-se de perguntas com o objetivo de levar o interlocutor a reconhecer a impropriedade de seu saber e, assim, torná-lo apto a construir um novo saber a partir das ideias inatas.

d)Os atributos acidentais de uma

Explicação:

1) É comum se afirmar que Sócrates era um filósofo dado ao diálogo e que se encontrar com ele para debater era sempre uma atividade de risco. Isso porque a forma dialogal preferida desse pensador consistia em colocar em prática a sua Maiêutica, cuja primeira parte era a Ironia. Essa Ironia Socrática deve ser interpretada como: *

a)uma postura de deboche e desconsideração em relação ao saber popular da época.

b)uma etapa do método socrático segundo o qual o saber dos filósofos pitagóricos precisava ser ironizado para demonstrar sua fragilidade e inconsistência.

c)um método criado por Sófocles e adotado por Sócrates para provar a existência de seres superiores, também chamados deuses.

d)uma etapa do método socrático que consiste em utilizar-se de perguntas com o objetivo de levar o interlocutor a reconhecer a impropriedade de seu saber e, assim, torná-lo apto a construir um novo saber a partir das ideias inatas.

 

A ironia socrática consiste em colocar uma questão ao interlocutor, fingindo não saber, com o objetivo de demonstrar a fragilidade de alguns conhecimentos, e, assim, trazer à luz um novo saber.

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2) Aristóteles critica a Teoria das Ideias de Platão. Para o filósofo, não há nada no intelecto que não tenha, antes, passado pelos sentidos. A base dessa distinção reside no conceito de “substância”. Sobre este conceito, é INCORRETO afirmar: *

a)Aquilo que é em si mesmo, ou seja, cada ser que existe é uma substância.

b)Possui atributos essenciais e acidentais.

c)Os atributos essenciais de uma substância são aqueles sem os quais uma substância não seria o que é.

d)Os atributos acidentais de uma

De acordo com o conceito de substância de Aristóteles, os atributos acidentais são aqueles que a substância pode ter ou não, sem deixar de ser o que é. Para a substância homem, por exemplo, temos uma característica essencial, a racionalidade. Se o homem é baixo, alto, gordo ou magro etc, continuará sendo homem, mesmo que as suas características acidentais variem de sujeito para sujeito.

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att.gabriellopezserafim


marciogabrieloliveir: confia que tá certo
alanwieczorek: é está mesmo
aleatorionaosei13: certinho
pudim284: obgdd
sayurichanalgodaodoc: Obrigado
gabriellopezserafim: dnda
Respondido por marigiorgiani
43

1. d) Uma etapa do método socrático que consiste em utilizar-se de perguntas com o objetivo de levar o interlocutor a reconhecer a impropriedade de seu saber e, assim, torná-lo apto a construir um novo saber a partir das ideias inatas.

2. d) Os atributos acidentais de uma.

Sócrates é muito conhecido pela frase "só sei que nada sei". Essa afirmação é muito importante para entender sua forma de filosofia. Baseado nessa ideia, Sócrates praticava a maiêutica (nascimento/parto da ideia), que era o diálogo baseado em perguntas. Ele não afirmava nada para seus interlocutores, apenas questionava. Com isso, os próprios homens chegavam em suas conclusões.

Para o sucesso da maiêutica foi muito importante também o uso da ironia. Com seus questionamentos ele buscava obter uma contradição na fala do interlocutor, que invalidasse a afirmação inicial. Tudo isso era importante para que as pessoas desenvolvessem um raciocínio crítico.

Agora, falando de Aristóteles é importante conhecer sua conceituação para essência e acidente. Esses dois conceitos surgem da substância, que é o substrato que constitui qualquer matéria.

A essência é a identidade interna e inerente do substrato, algo segundo ele "misturado e indistinguível". Já o acidente é aquilo que existe na formação de um indivíduo mas não é inerente à sua existência ou identidade. Ou seja, a essência é fundamental para que o indivíduo seja quem ou o que ele é, já o acidente é o "algo a mais.

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Anexos:

sayurichanalgodaodoc: Obrigado
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