1) É bastante comum usarmos as palavras "ética" e "moral" como sendo palavras como o mesmo sentido, ou seja, como sendo sinônimas, palavras com o mesmo sentido. Porém, se fizermos uma análise rigorosa percebermos que há uma diferenciação entre elas. Tendo por referência os termos "ética" e "moral" é correto afirmar que: Alternativas: a) A moral está ligada às leis e costumes de uma determinada sociedade e a ética vincula-se à reflexão crítica acerca destas leis e costumes. b) A ética baseia-se nos costumes e tradições impostas por determinadas localidades em determinadas épocas. c) A ética e a moral visam o bem viver em coletividade e postulam que todas as pessoas têm um papel a desempenhar na sociedade. d) A moral ocorre quando sigo a minha consciência e a ética ocorre quando sigo o que a sociedade me sugere. 2) O grave acidente ocorrido no Chile, mais especificamente, na Cordilheira dos Andes, em 1972 – conforme citada pela web aula 1, unidade 1 – deve nos fazer refletir sobre a moralidade contida em atos que, aparentemente talvez, pudessem ser classificados como imorais, por conta de não encontrarem respaldo em costumes subsumidos pela sociedade. A atitude dos sobreviventes do Andes pode ser classificada como: Alternativas: a) Imoral e condenável por tratar-se de prática de canibalismo sem motivo aparente. b) Amoral, pois devido aos efeitos da fome os sobreviventes perderam a consciência. c) Moral e condenável em função dos sobreviventes agirem sem nenhum parâmetro. d) Imoral, mas não condenável por tratar-se de canibalismo em prol da sobrevivência. 3) Se, porventura, existisse um país onde os políticos fossem capazes de desviar verbas destinadas aos idosos, doentes e crianças; e usassem estas verbas em benefício próprio, apesar das boas condições de vida que já desfrutassem; possivelmente estes políticos seriam reprovados pela população. Nesse caso, a atitude desses políticos poderia ser definida como: Alternativas: a) Coerente com a ética utilitarista que defende ser papel da ética proporcionar a maior felicidade possível ao maior número possível de pessoas. b) Moralmente aceita, pois a sociedade brasileira pactua com a lei que apregoa ser importante levar vantagem em tudo. c) Moralmente reprovável por apropriar-se de um valor destinado ao bem comum. d) Moralmente reprovável por não permitir que seus eleitores partilhem das verbas desviadas. 4) Normalmente consideramos que a moral é um conjunto de regras aceitas por um determinado grupo e que esse conjunto de regras vai definir as escolhas do grupo, tomando por base três dimensões. As dimensões supracitadas são: Alternativas: a) O que quero, o que me agrada e o que pratico. b) O que posso, o que quero e o que devo. c) O que ganho, o que desfruto e o que me alegra. d) O que posso, o que me apraz e o que espero. 5) Os gregos antigos explicavam as coisas, normalmente, recorrendo aos mitos. E o Mito de Édipo foi usado para refletir sobre a questão da liberdade e do determinismo. Édipo um parricida (aquele que mata o próprio pai) incestuoso não cometeu seus atos voluntariamente, mas foi vítima do destino, o qual, para os gregos, era costurado pelas três moiras: Cloto, Láquesis e Átropos. Nem mesmo os deuses estariam livres do destino. O tratamento dispensado por Sócrates à questão da liberdade e do destino é: Alternativas: a) Só podemos ser livres no âmbito da polis, no espaço público, na companhia de outros homens, ou seja, na vida política. b) Somente podemos mudar o nosso destino caso o aceitemos de bom grado. c) Os homens estão presos ao destino, mas os deuses têm o poder de mudá-lo. d) Liberdade é a aceitação pacífica e consciente do determinismo e a adequação de nossas escolhas ao que
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