Filosofia, perguntado por aparecidasilva2, 1 ano atrás

1)
É bastante comum as pessoas entenderem a palavra "crítica" no sentido de "ser do contra", "fazer considerações desagradáveis"; dizer que tudo vai mal, que tudo está errado, que tudo é feio, etc. Em geral, crítica é mau humor, coisa de gente chata ou pretensiosa que acha que sabe mais que os outros. Mas não é isso que essa palavra quer dizer e o seu sentido etimológico é totalmente outro.

Acerca do sentido da palavra "crítica" é correto afirmar que:

I – São considerações subjetivas, relativistas e circunstanciais sobre o modo de vida de sociedades marginais.

II – É a capacidade humana de julgar, discernir e decidir corretamente.

II – É o exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento.

IV – É a capacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
II, III e IV.

c)
I, II e IV.

d)
I, III e IV.

2)
Em conformidade com o pensamento de Marilena Chauí o conceito de crítica está intimamente ligado à questão da racionalidade e de algum modo também se liga ao conceito de autodeterminação.

De acordo com o texto acima devemos entender autodeterminação como sendo:

Alternativas:

a)
A heteronomia da vontade relativa aos indivíduos e aos grupos sociais.

b)
A possibilidade de determinar o destino político e escolher os próprios governantes a partir de interferências externas.

c)
A capacidade de decidir, por si, o destino de nossos familiares e das pessoas ligadas aos nossos grupos sociais.

d)
A possibilidade de escolher o próprio destino e de orientar a própria conduta.

3)
Em todas as atividades humanas a crítica deve estar presente, mas de modo especial ela nunca pode estar ausente da atividade política, principalmente, pois a falta de crítica, quando aplicada ao campo político, pode gerar resultados indesejáveis, repercutindo não só em escolhas equivocadas, como também na condução dos rumos de sociedades inteiras de modo interesseiro e ideológico.

No campo político, a crítica está presente quando:

Alternativas:

a)
Procura-se conduzir o eleitor pela propaganda, ou por outros meios psíquicos, a decidir emocionalmente.

b)
Desenvolve-se na democracia representativa uma verdadeira indústria de persuasão política.

c)
Busca despertar o hábito de reivindicar os direitos adquiridos e combater a ignorância política.

d)
Governa-se a sociedade pela ideologia da classe dominante que, para manter a sua influência, faz com que seus valores sejam aceitos como certos por todas as demais classes sociais.

4)
A respeito da relação existente entre os conhecimentos científico e filosófico, podemos afirmar que o primeiro se caracteriza pela busca de conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo; enquanto o segundo busca entender a realidade e seu fim último, a partir de um ponto de vista crítico-reflexivo, estabelecendo nexo entre o todo e as partes.

Sobre a relação supracitada, considere:

Alternativas:

a)
A maior contribuição, tanto da ciência quanto da filosofia, é combater a tirania e a visão totalitária de mundo imposta pelas grandes religiões da humanidade.

b)
O que diferencia ciência e filosofia é, sobretudo, uma questão de enfoque: a ciência interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano.

c)
O saber científico, em última análise, se opõe ao saber filosófico.

d)
A filosofia envolve uma crítica ao conhecimento científico de um ponto de vista mais preocupado com detalhes e menos comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências específicas.

5)
A ciência moderna empenhou-se em superar tudo o que remetia à autoridade oriunda unicamente da tradição, das superstições e dos mitos, sem passar pelo crivo da racionalidade. Porém, críticos pós-modernos sustentam que, ao combater os mitos, o cientificismo acabou por adquirir características míticas, sem se aperceber disso.

A ciência se transforma em mito quando:

I – Procura induzir o comportamento e inibir o pensamento.

II – Permite a existência de uma classe que pensa e outra de indivíduos liberados da obrigação de pensar e fazem apenas o que os cientistas outorgam.

III – Faz uso de uma ideologia na qual a sua verdade é a única verdade aceitável.

IV – Busca fazer uma revisão constante e uma autoanálise para detectar sua validade, sem impor sua verdade.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
II, III e IV.

c)
I, II e IV.

d)
I, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por italoemmo
3
1(B), 2(D), 3(C), 4(B) e 5(A).

Ajudei?

ittezum: quem souber as respostas certa mande
italoemmo: qual é a resposta da 4?
aparecidasilva2: acho que é b
italoemmo: então colocar ms vai esta errado!
ittezum: a 4 é a b
aparecidasilva2: pois tava certo
aparecidasilva2: eu coloquei so alterei a 4 e acertei
italoemmo: ms a 4 e a B
italoemmo: não entendi jovem
aparecidasilva2: sim coloquei todas as outras que tu me disse so alterei a 4 que é letra B
Respondido por Edyhh
4
1) B-  
2)D-
3)C-
4)B-
5)A-
Perguntas interessantes