Português, perguntado por isadorasouza9, 4 meses atrás

1) e a poesia, como e?

2) o que é poesia social? explique

Soluções para a tarefa

Respondido por mikekarai
2

1- A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia, segundo o modo comum de falar, quer dizer duas coisas

2- A poesia social é um tipo de produção literária que aborda questões de valor político e social. Na história da literatura brasileira, alguns momentos foram essenciais para a propagação da poesia social, por exemplo, no Romantismo, na Geração Mimeógrafo, e nalguns movimentos modernos e contemporâneo


raylaferreira226: a poesia é amor alegria etc
raylaferreira226: oi
mikekarai: oi
raylaferreira226: Oi amigos
Respondido por anabiabenelli
2

Resposta:  

1)  A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.   A poesia é dividida em versos que, agrupados, são chamados estrofes. As origens literárias da poesia apontam que ela nasceu para ser cantada, por isso a preocupação com a estética, a métrica e a rima.

 A poesia é um texto onde o autor expressa diretamente sentimentos e visões pessoais. A voz que se manifesta na poesia, ou seja, o sujeito poético e fictício criado pelo escritor é chamado de eu lírico.  Ela está entre as mais antigas formas de arte literária, havendo registro de poesias em hieróglifos no Egito 25 séculos antes de Cristo. Na poesia moderna, uma das mais importantes ferramentas é a metáfora, uma figura de linguagem.

Entre os vários tipos de formas poéticas, temos:

Dístico (poema de dois versos)

Décima (poema de dez versos)

Soneto (poema de 14 versos)

Ode (poema de exaltação)

2) A poesia social é um tipo de produção literária que aborda questões de valor político e social.

 Na história da literatura brasileira, alguns momentos foram essenciais para a propagação da poesia social, por exemplo, no Romantismo, na Geração Mimeógrafo, e nalguns movimentos modernos e contemporâneos.

No século XIX, o movimento literário romântico apresenta as primeiras manifestações da poesia social, expressas nas obras de autores como: Fagundes Varela, Castro Alves e Sousândrade.  Vale lembrar que um dos importantes momentos de consagração da poesia social no Brasil surgiu com a poesia-práxis, em contraposição ao radicalismo e preocupação formal do movimento concretista (poema-objeto).  Os principais escritores que se destacaram no movimento da poesia práxis foram: Mario Chamie e Cassiano Ricardo.


raylaferreira226: Oi
raylaferreira226: oi
raylaferreira226: oioi
anabiabenelli: oi
Perguntas interessantes