Geografia, perguntado por tata1335, 11 meses atrás

1)Durante séculos a concentração do poder político e econômico no Nordeste manteve-se nas mãos dos senhores de engenhos ou dos coronéis ,como eram chamados muitos dos fazendeiros mais ricos da região.Eles exerceram muitas influência até 1930, controlando as eleições em seus estados e municípios por meio dos chamados currais eleitorais e do voto de Cabresto. Sua influência diminuiu após essa data, mas não desapareceu. Pesquise oque é curral eleitoral e voto de Cabresto e elabore um texto que responda as seguintes questões: a)Em sua opinião ,porque é possível essa prática? b)Há alguma relação entre os "coronéis", a indústria da seca e os fluxos migratórios do Nordeste para outras regiões, principalmente entre 1949 e 1990?

Soluções para a tarefa

Respondido por samueldealmeidalins
125

a) A prática de currais-eleitorais é possível porque em várias cidades do Nordeste a influência do poder público em nível estadual ou federal é mínima, a política fica nas mãos de uma ou duas famílias com grande poder, pois empregam centenas grande parte da população em suas fazendas.

Além do medo de perder o emprego, muitos desses currais-eleitorais se perpetuam através de violência e ameaças, há um clima de que se os líderes dessas famílias forem desafiados, a resposta pode ser dada com armas, e muitas vezes a própria força policial se omite, pois existe alguma ligação entre o "coronel" e o delegado local.

b) A relação entre os "coronéis" de certas regiões nordestinas, a seca e as migrações é facilmente observável.

Manter a pobreza da população, fortalecida pela seca, é uma forma de manter o controle sobre as pessoas - enquanto as fazendas dos "coronéis" são bem irrigadas e produtivas, as terras ao redor são secas e pobres, portanto a população não consegue obter o próprio sustento e precisa trabalhar para eles.

Isso impulsiona também a saída em massa de pessoas da região para buscar oportunidades em locais mais desenvolvidos economicamente, o que dá origem ao processo migratório.

Perguntas interessantes