1. Durante o século XVIII, no reinado de D. José I (1750 – 1777), o primeiro-ministro Marquês de Pombal aplicou medidas de caráter iluministas procurando desenvolver a economia portuguesa. As ações tiveram reflexo em todo o Império português. Essas ações influenciaram diretamente Portugal e o Brasil em qual sentido? *
1 ponto
a) dificultar ao Império português o acesso ao controle dos gastos com as colônias, porém, com essa medida Pombal conseguiu fazer com que a economia voltasse para o mercado interno, o que favoreceu o Brasil.
b) O Brasil passou a receber um maior número de imigrantes portugueses, o que favoreceu o turismo brasileiro e a economia portuguesa com a circulação de pessoas entre os continentes.
c) No aumento do controle sobre as economias portuguesas que passaram a ser mais rígidas, assim os impostos cobrados, não somente no Brasil, mas em todas as colônias, enriqueceram Portugal.
d) A valorização das importações em detrimento das exportações fez com que Portugal alavancasse na economia, superando inclusive os colonos brasileiros, seus principais rivais durante o reinado de D. José I.
2. A estratégia da transferência da Corte para o Brasil poderia possibilitar ao príncipe-regente D. João VI, “criar um poderoso império”. Permanecer em Portugal implicaria um grande risco para a Corte além da monarquia portuguesa ser extinta pelos franceses. Quais foram os principais fatores que fizeram a Corte Portuguesa escolher o Brasil como rota de fuga das tropas napoleônicas? *
1 ponto
a) A oportunidade do governo português em dar melhorias para a sua melhor colônia, a localização geográfica e recolhimento de impostos.
b) O crescimento da economia portuguesa estava exclusivamente dependente dos impostos vindos da exploração do ouro e prata da colônia americana, por isso a busca pela independência do Brasil.
c) A busca por um novo mercado consumidor animou os comerciantes brasileiros que iriam passar a lucrar com o turismo colonial.
d) O desenvolvimento próspero da colônia americana, a possibilidade de manutenção da Coroa Portuguesa além da sua localização geográfica.
*me ajudem por favor*
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:1) C 2) D
Explicação:1): Durante o século XVIII, no reinado de D. José I (1750 – 1777), o primeiro-ministro Marquês de Pombal aplicou medidas de caráter iluministas procurando desenvolver a economia portuguesa. Essas ações influenciaram diretamente no enriquecimento de Portugal devido ao aumento do controle sobre a economia e os impostos no Brasil foi uma das principais medidas.
2): O contexto português e da sua colônia americana durante o século XVIII foi marcado por um enriquecimento principalmente devido ao ciclo do ouro. A estratégia da transferência da Corte para o Brasil poderia possibilitar ao príncipe-regente D. João VI, “criar um poderoso império”. Permanecer em Portugal implicaria um grande risco para a Corte além da monarquia portuguesa ser extinta pelos franceses.
Melhor resposta?
Respondido por
0
Resposta:
1 - c) No aumento do controle sobre as economias portuguesas que passaram a ser mais rígidas, assim os impostos cobrados, não somente no Brasil, mas em todas as colônias, enriqueceram Portugal.
2 - d) O desenvolvimento próspero da colônia americana, a possibilidade de manutenção da Coroa Portuguesa além da sua localização geográfica.
Explicação:
Espero ter ajudado...Bons estudos !
Tenha um bom dia ;)
Perguntas interessantes
ENEM,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás