1)- Durante o Resgate da tripulação da Apollo 13, ligar o ar-condicionado não era uma opção. Por quê?
2)- Nas residências existem disjuntores ou fusíveis ligados em série, aos circuitos elétricos das tomadas e interruptores. Qual é a função desses dispositivos?
Soluções para a tarefa
Explicação:
1) Com os três astronautas viajando no espaço dentro do Módulo Lunar, com a energia racionada, a temperatura ambiente nele era de 5°C e com toda a força do Módulo de Comando, ao qual ele era acoplado, desligada para poupar energia, a questão era se o motor funcionaria no momento que fosse necessário, para tirá-los da órbita da Lua e colocá-los no caminho de volta. Para voltar para casa, os astronautas deveriam fazer duas ignições no motor. A primeira veio cinco horas depois do acidente e foi planejada para colocá-los numa trajetória livre de retorno, uma trajetória que os traria para casa mesmo sem uma segunda ignição. o uso do ar-condicionado poderia prejudicar o retorno dos astronautas que dependiam do sucesso das duas ignições. Sem contar o frio que poderia trazer riscos a saúde dos astronautas, que por acaso foi um dos fatore de Fred Haise desenvolver uma infecção de próstata, uma febre de 40 graus e esteve seriamente doente por duas ou três semanas após o retorno.
2) Sendo assim, podemos afirmar que toda rede elétrica, ou todo circuito elétrico, deve conter algum tipo de sistema de proteção para que não haja danos em casos de ligações inadequadas ou de curtos-circuitos. O sistema de proteção mais utilizado é constituído de fusíveis. Geralmente, os fusíveis são feitos com um fio de chumbo que apresenta um determinado limite para a intensidade da corrente elétrica pela qual ele passa.
Caso a intensidade da corrente ultrapasse o limite, o fio de chumbo, cujo ponto de fusão é baixo, rompe-se, abrindo o circuito, ou seja, interrompendo a passagem da corrente elétrica que possivelmente danificaria todo o circuito.
Com os fios fundidos, os fusíveis queimam, e o circuito elétrico, por sua vez, fica aberto e deixa de funcionar. Portanto, a função dos fusíveis é proteger a instalação elétrica da casa como um interruptor de segurança. Sem ele, é possível que um circuito sobrecarregado danifique um aparelho elétrico ou até provoque um incêndio.
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade de poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.