1. durante o processo de ocupação da Amazônia pelos governos militares diversas peças publicitarias foram criadas para incentivas a ocupação da região, DESCREVA UMA DELAS .
2. Na região onde você vive. JÁ presenciou algum conflito de terra ? COMENTE.
3. A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai
estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa
de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados
ao ano, na última década do século XX, para que uma
pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o
maior patrimônio natural do país está sendo torrado.
AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996
pergunta: COM BASE NO TEXTO E DE SEUS CONHECIMENTOS , DESCREVA QUAL A IMPORTÂNCIA DA ABERTURA DE RODOVIAS NA REGIÃO AMAZÔNICA. DESTAQUE UMA BR EM SEU ARGUMENTO.
4. observando as imagens , qual atividade econômica está representada ?
a imagem está acima ⬆️⬆️
Soluções para a tarefa
Resposta:
Borracha, madeira, soja, minério, pecuária - ou simplesmente o sonho de ter um pedaço de terra. Foram muitos os motivos que, historicamente, levaram brasileiros de todas as regiões à Amazônia.
Há sinais desse movimento desde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Era a época da Marcha para o Oeste.
Foram anos de incentivos governamentais à exploração da floresta. Estradas foram abertas para facilitar o desenvolvimento da região. Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema "Integrar para não Entregar".
Junto com a ocupação e o desenvolvimento da região veio também a destruição do bioma. Estima-se que, na década de 1970, as derrubadas tenham atingido 14 milhões de hectares, número que deve chegar a 70 milhões de hectares nos dias atuais.
Explicação