1 Durante o processo de democratização da comunicação é possível compreender que há alguns entraves, apesar de vivermos em um país democrático. É possível observar que os meios de comunicação estão sendo geridos pela iniciativa privada e com isso, a democratização da informação é cada vez mais desafiante, visto que as informações são "controladas" por estes meios e pelos interesses que os gestores destes meios se interessam. Põe-se aí o desafio cotidiano à prática profissional dos assistentes sociais.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Os meios de comunicação estão sendo dirigidos na atualidade por grandes grupos empresariais que possuem uma visão conservadora e moralista da sociedade.
PORQUE
II - Mesmo que o jornalista tenha um furo de reportagem que seja de utilidade pública, este pode não ser utilizado devido às decisões políticas que a organização que atua tem compromisso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas como forma de garantir que pessoas, grupos e comunidade tenham seus direitos preservados e/ou garantidos e participem dos processos decisórios. Um dos desafios que se apresentam nesta prática é de utilizar o processo de mobilização a comunicação social e a sistematização dos dados coletados e, posteriormente, a realização dos atendimentos efetivados. Considere (V) para verdadeiro e (F) para falso e classifique as afirmativas abaixo, para em seguida selecionar a alternativa correspondente a sequencia correta:
( ) Pensar em instrumentalidade, metodologias participativas e mediação no Serviço Social é, sem dúvida, compreender que há necessidade de pensar em uma profissão que está disposta a ir além do senso comum, da "normalidade" que se vê e observa o mundo e das diversas realidades sociais que se apresentam.
( ) Pensar em instrumentalidade, metodologias participativas e mediação no Serviço Social é, sem dúvida, compreender que há necessidade de pensar em uma profissão que está disposta a utilizar do senso comum, da "normalidade" que se vê e observa o mundo e das diversas realidades sociais que se apresentam.
( ) Pensar em instrumentalidade, metodologias participativas e mediação no Serviço Social é, sem dúvida, compreender que há necessidade de pensar em uma profissão que está disposta a utilizar do senso comum, da "normalidade" que se vê e observa o mundo e das diversas realidades pessoais que se apresentam.
( ) Ser assistente social é estar dispost* a ver o mundo por outras lentes, salientando as competências teórico-metodológica, técnico-operativo e ético-politica da profissão; dissociadas de ações de senso comum em benefício dos usuários.
( ) Ser assistente social é estar dispost* a ver o mundo por outras lentes, salientando as competências teórico-metodológica, técnico-operativo e ético-politica da profissão; associadas a ações de senso comum em benefício dos usuários.
Alternativas:
a)
V,V,V,V,F.
b)
V,F,V,F,V.
c)
V,F,V,F,V.
d)
V,F,F,V,F.
e)
V,V,F,V,V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
manoel25619:
Se possível coloque a resposta das atividades. Obrigada
Perguntas interessantes