1- Durante o período monárquico e durante boa parte do período republicano, os plebeus em Roma não possuíam inúmeros direitos políticos e sociais, reservados apenas à elite patrícia. Em razão dessa desigualdade e também em busca de melhores condições de vida, os plebeus se organizaram para pressionar o governo a realizar reformas que os beneficiassem. É (são) exemplo (s) de estratégias de luta utilizadas pelos plebeus durante a República para alcançar direitos políticos sociais: a) organização de atentados contra senadores e imperadores. b) destruição de edifícios como o Fórum e o Senado. c) invasão das provincias romanas e destruição das lavouras nelas cultivadas pelos patricios. d) recusa em pagar impostos e em servir no exército.
gente me ajuda pdvr e para amnh!!
pfvrr
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A instauração da República em Roma, provavelmente em 509 a.C., fez com que o poder político se mantivesse nas mãos dos patrícios. O fortalecimento do Senado e o exercício do poder executivo pelos magistrados reproduziram a exclusão dos plebeus da vida política romana. Essa exclusão política e a exploração econômica resultaram em inúmeros conflitos sociais em Roma, opondo patrícios e plebeus.
^-^
yandracecilia867:
MT obgd
A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.
Esse período foi marcado pela invasão de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.
No início da República, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Administração,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás