1- Durante o período em que Marquês de Pombal foi ministro de Estado, foram tomadas diversas medidas para promover a modernização de Portugal. Explique qual foi o resultado dessas reformas.
2- No século XVIII, em muitos momentos, a economia da colônia portuguesa na América foi maior do que a economia de Portugal. Descreva como se encontrava a economia do Brasil nesse período.
3- Durante o Período Colonial, por diversos momentos, ocorreram no Brasil revoltas e conspirações. Ao tomar conhecimento desses levantes, era comum os administradores públicos instaurarem as devassas, que, por diversas vezes, condenavam os envolvidos à morte exemplar. O que vinha a ser essa prática e qual era a sua finalidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Inicialmente, essas propostas conseguiram promover a dinamização da economia portuguesa, porém aos poucos esse processo foi perdendo força e Portugal manteve sua posição de entreposto de produtos que chegavam da América, sem conseguir promover o fortalecimento de sua economia.
2) No século XVIII, o Brasil passou por um período de crescimento populacional e formação de novas vilas e cidades. Com isso, ocorreu maior demanda por alimentos e serviços. Diversas províncias se tornaram fornecedoras de matérias-primas, como algodão, cana-de-açúcar, tabaco e gêneros alimentícios. Tropeiros cruzavam o território, levando essas mercadorias de um lugar para outro da colônia.
3) As devassas objetivavam encontrar conspiradores contra o governo. Elas poderiam culminar em exílio ou em execuções públicas. No caso das execuções, costumava-se esquartejar os mortos, sendo as partes dos corpos expostas pela cidade – era a chamada ”morte exemplar”. O objetivo dessas execuções era desencorajar os demais colonos de participar de motins ou rebeliões.