1- Durante o Governo Provisório, Deodoro nomeou o primeiro ministro da Fazenda da república brasileira. Quem foi esse primeiro ministro e o que ele decidiu implantar?
2- Comente sobre a crise econômica no início da república, causado pela política de Rui Barbosa.
3-Que dificuldades políticas, somou-se com a grave crise econômica no governo de Deodoro?
4- Pressionado e sem apoio político, o que fez Deodoro?
5- O que determinava a Constituição, em caso de renúncia do presidente? Qual foi a atitude do vice-presidente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.Quanto à política econômica, Deodoro da Fonseca nomeou como ministro da Fazenda o intelectual baiano Rui Barbosa (1849-1923), que defendia ideias próximas às dos positivistas.
2.A crise é associada a Rui Barbosa, que na época ocupava o cargo de ministro da Fazenda. Resumidamente, o objetivo dele era incentivar a industrialização e estimular a atividade econômica do Brasil por meio da emissão de moedas e do aumento da liberação de créditos bancários.
3.A grave crise econômica somou-se a dificuldades políticas quando Deodoro entrou em choque com as elites cafeicultoras de São Paulo,que dominavam o poder legislativo e criticavam o caráter centralizador do seu governo. Pressionado e sem apoio político,Deodoro foi levado a renunciar,em novembro de 1891.
4.Floriano Peixoto assumiu-a em um acordo realizado com os oligarcas paulistas.
5.O governo Floriano Peixoto começou no dia 23 de novembro de 1891 com a renúncia de Deodoro da Fonseca e terminou no dia 15 de novembro de 1894 com a entrega do cargo para o presidente Prudente de Morais eleito nas eleições populares.