1. Durante o governo do Consulado, iniciado em 1799, Napoleão Bonaparte ajudou a consolidar a política burguesa na França. Nesse governo Napoleão criou o Código Civil Napoleônico, incentivou a industrialização, criou obras públicas de infraestrutura e promoveu a liberdade de culto, transformando a França num Estado laico. Em 1804 foi realizado um plebiscito, e Napoleão é consagrado como Imperador da França, sua política como imperador foi de expansionismo militar. Aponte o motivo que levou a Inglaterra a ser o principal alvo de Napoleão Bonaparte. *
1 ponto
a) Porque a Inglaterra era uma das grandes potências industriais da época. O objetivo de Napoleão era transformar a França em uma grande potência industrial, tirar a Inglaterra dessa competição fazia-se necessário, na percepção de Napoleão.
b) Porque a Inglaterra era a maior produtora de chá do período. Napoleão Bonaparte desejava transformar a França no maior núcleo produtor e exportador de chá da Europa. Napoleão implantou propagandas nas escolas e imprensa francesa para incentivar a população a adquirir o hábito de beber essas infusões
c) Porque a Inglaterra tinha uma força militar exemplar. Todas as batalhas iniciais do século XIX, foram vencidas pelo exército britânico. Napoleão, como grande estrategista militar não admitia essa perda para seu exército francês.
d) A Inglaterra declarava-se oposição da Revolução Francesa e da política que consolidou a política burguesa. Para Napoleão Bonaparte essa oposição era inadmissível, uma vez que sua política tornou-se referência da prática do liberalismo econômico.
2. Em 1806, Napoleão impôs aos países europeus o Bloqueio Continental. Esse bloqueio consistia em uma proibição de comércio de produtos - comprar e vender para os ingleses. Aqueles países que quebrassem o bloqueio seriam considerados inimigos da França. Mesmo com o Bloqueio, os produtos ingleses estavam sendo comercializados, inclusive em Portugal. Qual a medida tomada por Napoleão quanto ao não cumprimento do Bloqueio Continental por Portugal. *
1 ponto
a) Napoleão Bonaparte promove um Bloqueio à Portugal também. Todos os produtos portugueses não poderiam ser comercializados, bem como não poderia entrar nenhuma mercadoria estrangeira em solo português.
b) Como represália, Napoleão invadiu Portugal, D. João temendo o exército francês, foge para o Brasil com sua família e corte. Em 1808, com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, nossa história nacional seria transformada.
c) Napoleão invade Portugal, contudo o inverno rigoroso do país ibérico acaba por causar uma perda irreversível ao exército francês napoleônico.
d) Napoleão Bonaparte descumpre o prometido quanto ao Bloqueio Continental e revela o seu descumprimento por Portugal. Nessa situação, Napoleão acaba por tornar Portugal um de seus mais leais aliados.
Soluções para a tarefa
1 – O motivo que levou a Inglaterra a ser o principal alvo de Napoleão Bonaparte foi: a) Porque a Inglaterra era uma das grandes potências industriais da época. O objetivo de Napoleão era transformar a França em uma grande potência industrial, tirar a Inglaterra dessa competição fazia-se necessário, na percepção de Napoleão.
O principal objetivo de Napoleão Bonaparte consistia na busca pelo isolamento da Inglaterra do continente europeu, visando que a economia fosse destruída. Os ingleses eram ótimos navegadores e grandes comerciantes na Europa.
De forma que o imperador da França buscava acabar com a hegemonia da Inglaterra, que estavam em guerra contra a França. A atitude adotada por Napoleão foi então causar danos à Inglaterra onde a mesma era mais forte.
2 – Quanto ao não cumprimento do Bloqueio Continental por Portugal, Napoleão tomou a seguinte medida: b) Como represália, Napoleão invadiu Portugal, D. João temendo o exército francês, foge para o Brasil com sua família e corte. Em 1808, com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, nossa história nacional seria transformada.
Napoleão Bonaparte foi um importante militar, imperador e líder político francês. Com o insucesso do Bloqueio Continental, Napoleão invadiu Portugal, o que fez D. João fugir para o Brasil com sua família e indivíduos da corte portuguesa.
Bons estudos!