1)
Durante as brincadeiras de faz de conta, as crianças interagem e possibilitam que o professor observe:
I. Os elementos culturais que fazem parte do convívio da criança.
II. As negociações e os conflitos existentes na elaboração das regras sociais pela criança.
III. As possibilidades de representação do real.
IV. Se as crianças, ao brincarem, conseguem representar um objeto por outro atribuindo-lhe um significado diferente do original.
V. Se a criança elabora mentalmente a imagem de um objeto ou pessoa ausente.
Estão corretas
Alternativas:
a)
I, II, III, IV, V.
b)
Apenas as alternativas I, II, III.
c)
Apenas as alternativas I, IV, V.
d)
Apenas as alternativas II, IV, V.
e)
Apenas as alternativas III, IV, V.
2)
Com relação ao brincar, podemos afirmar que:
I. A brincadeira favorece a autoestima da criança.
II. A brincadeira possibilita a capacidade de criar da criança.
III. Por meio das brincadeiras, podemos observar o desenvolvimento das crianças, mas não podemos fazer inferências sobre a aprendizagem.
IV. O professor deve proporcionar atividades e espaços em que as brincadeiras ocorram de forma variada.
V. A brincadeira é um momento que não deve estar previsto no contexto escolar.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I, II, IV.
b)
I, II, III.
c)
I, IV, V.
d)
II, III, IV.
e)
III, V.
3)
Para Piaget, o jogo no período sensório-motor possibilita à criança:
I. Conquistar a capacidade de criar e do raciocínio lógico formal.
II. Formar os primeiros hábitos.
III. Aprender a regularidade dos objetos e situações.
IV. Simbolização em seu mais alto nível de abstração.
V. Manifestar seus desejos mediante ações repetitivas.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
II, III, V.
b)
I, II, V.
c)
I, III, IV.
d)
I, IV, V.
e)
II, III, IV.
4)
Segundo Kishimoto (2008), o jogo educativo está relacionado a duas funções, a lúdica e a educacional. De acordo com esta afirmação analise as alternativas;
I – A função lúdica está baseada na ideia de prazer e liga-se indiretamente à função educativa;
II – A função lúdica sempre ocorrerá de modo isolado a função educativa;
III – O objetivo do jogo educativo é proporcionar as mesmo tempo as funções lúdica e educativa do brincar;
IV - A função educativa está baseada apenas na ideia de desenvolvimento do raciocínio lógico;
V- A função educativa, dentre outros deve promover o desenvolvimento de conhecimentos específicos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Somente as alternativas I, III, V.
b)
Somente as alternativas I, II, IV.
c)
Somente as alternativas I, III.
d)
Somente as alternativas III, IV, V.
e)
Somente as alternativas IV, V.
5)
Brincar caracteriza-se enquanto uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança, nesta perspectiva a brinquedoteca possibilita:
I - A participação da criança na elaboração das regras da brinquedoteca;
II - Um espaço lúdico com vários materiais que permitem a criatividade e a imaginação;
III - O individualismo, visto que é a criança que escolhe o brinquedo que deseja brincar;
IV- Observar os interesses da criança com relação aos brinquedos;
V - Que se desenvolva o sentimento de autonomia.
Assinale a alterativa correta
Alternativas:
a)
Somente as alternativas II, IV, V.
b)
Somente as alternativas I, II, III, IV.
c)
Somente as alternativas I, II, IV, V.
d)
Somente as alternativas I, III, IV.
e)
Somente as alternativas I, III, IV, V.
Soluções para a tarefa
1 - A sequência correta está em: I, II, III, IV e V. Letra A. A brincadeira é tida como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano.
Como as brincadeiras são colocadas em prática?
As aprendizagens geradas pelo ensino a partir da brincadeira, assim como os referenciais curriculares, podem ser comprovados a partir das representações que utilizam elementos próprios dos alunos e outros, como uma comparação para analisar como cada um funciona, suas características semelhantes assim como suas diferenças.
Mais sobre atividades lúdicas:
brainly.com.br/tarefa/22718263
2) A sequência correta se apresenta na letra A I, II, IV. As atividades relacionadas a brincadeira auxiliam no desenvolvimento cognitivo do aprendizado das crianças.
Assim, é importante que se saiba que ela auxilia na atividade lúdica realizada com o intuito de incluir a turma em jogos de raciocínio lógico, estimulando o espírito de competitividade, valendo pontos de participação para os alunos.
Como a brincadeira é colocada em prática?
Para que a brincadeira seja efetiva na transmissão do saber, é importante que o educador sinalize e apresente aos alunos sobre como funciona a representação a fim de introduzi-los em atividades dinâmicas que serão úteis inclusive fora do ambiente escolar.
Mais sobre a educação infantil:
https://brainly.com.br/tarefa/20781177
3) As alternativas II, III e V se apresentam como corretas. Letra A. Na realidade, a capacidade de criar e do raciocínio formal fazem parte do Estágio operatório-concreto.
Como Piaget entende cada uma dessas fases?
Piaget utiliza dessas reflexão para definir parte dos processos de desenvolvimento da criança o que se relaciona com o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.
Deste modo, o indivíduo está condicionado ao seu desenvolvimento genético como uma característica que se desenvolve ao longo da vida, onde com o avançar da idade ela passará por diferentes processos de evolução.
Sobre as ideias de Vigotsky:
https://brainly.com.br/tarefa/23202991
4 As alternativas I, III, V estão corretas, letra A. Segundo Kishimoto, (2008) A função educativa não está baseada apenas no raciocínio lógico.
Como as Brinquedotecas são importantes?
As brinquedotecas auxiliam no desenvolvimento cognitivo do aprendizado das crianças.
Deste modo, é importante que se saiba que ela auxilia na atividade lúdica realizada com o intuito de incluir a turma em jogos de raciocínio lógico, estimulando o espírito de competitividade, valendo pontos de participação para os alunos.
5 - Somente as alternativas II, IV, V se apresentam como corretas. Letra A. A Brincadeira no contexto escolar tem como objetivo a inclusão, ela deve ser estabelecida de maneira adequada, visto que cada indivíduo em sala de aula necessita de atenção para algum ponto.
Como o educador deve trabalhar os objetivos a partir da ludicidade?
Deste modo, cabe ao professor explorar de maneira positiva suas potencialidades a fim de desenvolver suas falhas, para que o mesmo se mantenha cada vez mais apto no aprendizado.
Mais sobre o plano de aula:
https://brainly.com.br/tarefa/24123312
Resposta:
1) letra (a) I,III,IV,V
2) letra (a) I,II,IV
3) letra (a) II,III,V
4) letra (a) I,II,III,V
5) letra (a) I,II,IV,V
Explicação:
Corrigido Ava