1. Durante a República do Café com Leite, o poder político era exercido pelos fazendeiros do café de São Paulo e criadores de gado de Minas Gerais, ou seja, o Estado brasileiro servia exclusivamente aos interesses de uma oligarquia rural.
Já a Era Vargas se caracterizou por um Estado paternalista que concedeu benefícios às classes urbanas, especialmente à classe trabalhadora que até então era órfã de direitos trabalhistas. Em contrapartida, o Estado proibiu greves, a luta por direitos, controlou sindicatos e instituiu uma ditadura que perseguiu opositores com o uso sistemático de prisões, torturas e mortes. Durante a Era Vargas, o Brasil construiu um modelo de capitalismo de Estado.
Caracterize o modelo de Estado vigente nos dois períodos subsequentes da história política brasileira. Considere os aspectos econômicos, políticos e sociais na produção do seu texto.
2. Fale sobre os discursos políticos presentes ao longo do período democrático e do período da ditadura militar, identificando os respectivos partidos que os sustentam
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Após a Era Vargas, que foi conhecido como um período populista e onde foram conquistados diversos direitos ( inclusive de cunhos trabalhistas) vem então a Ditadura Militar e a queda da democracia.
Nesse período, houve sim nos primeiros anos a elevação da economia, em contrapartida, observa-se a repressão e censura, pessoas sendo deportadas e algumas, até mesmo mortas. Em sua fase final, a Ditadura Militar fez com que a economia do país caísse, o que forçou o modelo de governo a sair do poder.
Perguntas interessantes