História, perguntado por valeria100xgata, 8 meses atrás

1.Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza: A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina. B) Revolta Federalista e Guerra do contestado. C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada. D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista E) Guerra do Contestado e Revolta da Armada. 3. Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer: A) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil. B) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil. C) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil. D) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional. 4. Entre as revoltas promovidas pelo movimento tenentista destacam-se: A) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta Paulista (1924) B) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina. C) Revolta Paulista (1924) e Guerra de Canudos. D) Revolta de Canudos e Revolta dos Emboabas. E) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta do Contestado

Soluções para a tarefa

Respondido por hanaueryasmin2005
7

Resposta:

1-Letra A.

3-Letra C.

4-Letra A.

Explicação:

-A Guerra de Canudos foi liderada pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro. O principal motivo desse confronto no Nordeste brasileiro foi a desigualdade social vigente no país durante a Primeira República, que motivou muitas pessoas a se revoltarem contra o governo. A revolta da Vacina também foi um movimento popular contra as políticas oligárquicas que promoveram uma modernização urbana autoritária no Rio de Janeiro na primeira década do século XX. Portanto, as demais revoltas citadas nas alternativas da questão não retrataram movimentos populares contra as oligarquias brasileiras; por exemplo, a Revolta da Armada foi um movimento realizado por militares que questionaram algumas práticas políticas do Presidente da República Floriano Peixoto. A Revolta Federalista foi um desentendimento entre o partido Republicano Rio Grandense (PRP) e o Partido Federalista (PF) no Estado do Rio Grande do Sul. E a Guerra do Contestado foi um movimento de caráter messiânico liderado pelo beato José Maria.

3-O movimento Tenentista era constituído por jovens tenentes do exército que, apesar de serem conservadores, lutaram contra a política das oligarquias. O motivo mais coerente para essa luta foi que durante a Primeira República os militares brasileiros estavam desvalorizados e sem poder político, longe da época da república das espadas em que os primeiros presidentes eleitos eram de origem militar. Portanto, eles defendiam além do fim das oligarquias (coronelismo); o fim do voto de cabresto; e uma reforma no sistema educacional do país.

4-A Revolta dos 18 do forte de Copacabana aconteceu no Rio de Janeiro em 5 de Julho de 1922 e a Revolta Paulista aconteceu justamente no aniversário de dois anos da primeira revolta, em 5 de Julho de 1924. Foram motivadas pela luta do movimento tenentista contra as oligarquias nacionais que assolavam o país em miséria. Além dessas revoltas, destacou-se também a Coluna Prestes, que percorreu por dozes estados brasileiros fazendo propaganda contra as desigualdades sociais no Brasil.

ESPERO TER AJUDADO...

Perguntas interessantes